Vereadores debatem meios de divulgação do Outubro Rosa

Parlamentares estudam a possibilidade da Câmara promover a campanha de 2013

Na tarde dessa segunda-feira, 23, os vereadores Alexandre Viola (PPS), Ana Genezini (PTB), Dario Pacheco (PSDB), Bacural Dias (PTB), Paulinho Palmeira (PSB) e Nil Ramos (PTB) se reuniram com a psicóloga, palestrante e incentivadora do programa “Outubro Rosa”, Elizabete Argozino Duarte, a fim de discutirem o lançamento da campanha de 2013 em Vinhedo.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de luta contra o câncer de mama, visando à conscientização das mulheres sobre a importância do exame para um diagnóstico precoce. Em Vinhedo, a Câmara Municipal, a partir de iniciativa da vereadora Ana Genezini e do então presidente da Casa e atual diretor municipal de Cultura Adriano Corazzari, realizou diferentes ações de divulgação do tema, incluindo a promoção de uma palestra com a coordenadora de humanização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Maria Helena Sponton.

Na reunião dessa segunda-feira, Bete Duarte, que lutou contra o câncer de mama e hoje promove palestras em todo o país a fim de alertar sobre o tema, destacou que o principal objetivo do “Outubro Rosa” é combater a falta de informação, estimulando a busca pela medicina preventiva. Nessa mesma toada, Alexandre Viola ressaltou que “o incentivo à medicina preventiva também deve ser promovido junto ao sexo masculino, já que a realização de exames de rotina é pouco comum entre os homens, enquanto entre as mulheres a própria existência de campanhas informativas voltadas ao gênero já tem criado o hábito da prevenção”.

Desse modo, o parlamentar sugeriu que ao divulgar o “Outubro Rosa” parte do trabalho seja também dedicado ao sexo masculino, ideia apoiada por Ana Genezini, que propôs a divulgação conjunta com o “Novembro Azul”, movimento internacional de atenção ao câncer de próstata e à saúde do homem.

Os vereadores estudam a possibilidade de se firmar uma parceria com a Secretaria de Saúde para a realização de um fórum sobre o “Outubro Rosa” e a divulgação de panfletos informativos em locais estratégicos, incluindo escolas. Também interessado no trabalho realizado por Bete Duarte, Alexandre Viola pediu à palestrante que encaminhe uma apresentação formal de seu projeto para que a Casa possa avaliar a viabilidade de implantação na campanha de 2013.


“A prevenção à saúde deve ser trabalhada desde a base, passando pela criança até o idoso, para que tal prática se torne um hábito; o ‘Outubro Rosa’ é um movimento fundado nesse princípio, que tem como foco o diagnóstico precoce ao câncer de mama, e a Câmara como Casa do Povo deve apoiar tal iniciativa de conscientização do cidadão”, explicaram os vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento