Câmara de Vinhedo recebe aprendizes do Instituto Itacolomi em visita monitorada

Jovens atendidos pelo Instituto conheceram o Legislativo Municipal, o trabalho dos vereadores e a estrutura administrativa da Casa de Leis vinhedense

O presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, vereador Nil Ramos (PSDB), a vice-presidente Ana Genezini (PMDB), e o vereador Paulinho Palmeira (PV) receberam nesta quarta-feira, 12, a visita de alunos do Instituto de Apoio Social de Vinhedo – Itacolomi. Cerca de 30 jovens foram recebidos e realizaram visita monitorada à Casa de Leis vinhedense. De caráter educacional, a ação foi proposta pela diretoria do Itacolomi, visando a aproximação dos jovens com os Poderes instituídos.

Acompanhados pela coordenadora Amanda Salomão e pela educadora Daniela Matheus, os jovens puderam compreender conteúdos de cidadania, administração e gestão pública. “A proposta é que os aprendizes conheçam o papel de cada um dos Três Poderes na prática, uma vez que o tema já foi estudado no âmbito de cidadania e política em sala de aula”, explicou Amanda Salomão.

Divididos em grupos, os jovens realizaram as visitas em dois períodos - uma pela manhã e outra na parte da tarde. Nos dois períodos a explanação foi realizada pelo próprio presidente Nil Ramos, que explicou o papel do Poder Legislativo, a importância da política, as funções de cada um dos Poderes Públicos, o trabalho do vereador e os instrumentos de trabalho disponíveis no Legislativo Municipal. Em uma breve dinâmica, os alunos puderam tomar assento nas cadeiras do plenário e fazer uso da tribuna.

O encontro terminou com uma visita pelas dependências da Câmara Municipal, através da qual os aprendizes compreenderam a organização administrativa da entidade e a tramitação de toda a documentação.

Nil Ramos respondeu várias perguntas feitas pelos jovens e ressaltou a importância dos estudos e do interesse por política: “Eu não imaginei que um dia estaria ocupando a cadeira de presidente da Câmara e, assim como aconteceu comigo, isso pode ser uma realidade para cada um de vocês. A política tem a função de organizar a sociedade e fazer o bem. Participem, fiscalizem e façam  sua parte como cidadãos”.


Todos os jovens aprendizes receberam exemplares da Lei Orgânica Municipal de Vinhedo e foram convidados a navegar no website da Câmara e pesquisar o Portal Transparência da Casa de Leis de Vinhedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo