Vereadores votam na eleição para novos representantes do Conselho Municipal de Saúde

Acontece nesta semana, nas unidades de atendimento de saúde de Vinhedo, a eleição da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde. Com a participação da população e dos vereadores Ana Genezini (PTB), Carlinhos Paffaro (PR), Paulinho Palmeira e Márcio Melle (ambos PSB), um novo nome será escolhido para ocupar a presidência do Conselho.

São oito vagas disponíveis para trabalhadores da Rede Municipal de Saúde, que devem ser funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e não podem desempenhar o cargo de direção ou de confiança. Dezesseis pessoas ocuparão as vagas destinadas aos usuários da Rede Municipal de Saúde.

As funções dos conselheiros de saúde não são remuneradas, considerando o seu exercício de relevância pública, garantindo a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro que, no exercício de suas funções, responde pelos seus atos conforme legislação vigente.

O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do SUS - Sistema Único de Saúde de Vinhedo e integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde. Sua composição e competência estão fixadas na Lei Municipal no 3.334/2010. A organização e funcionamento estão definidos em seu regimento interno, elaborado e aprovado pelo plenário, de conformidade com o estabelecido na Lei Federal no 8.142/1990.

Veja o que disseram os vereadores
  
Para Ana Genezini, o Conselho Municipal de Saúde é muito importante para a cidade, pois é a principal fonte elaboradora de diretrizes para o melhor funcionamento do serviço. “A função do Conselho é fiscalizar a aplicação dos recursos que são repassados para a Secretaria Municipal de Saúde e aprofundar a participação da sociedade na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas na área. E, é nosso dever, como agentes políticos, auxiliar para que o usuário tenha acesso a todos os serviços públicos de saúde com excelência”.

Paulinho Palmeira fez questão de votar, pois vê o Conselho como um canal de diálogo entre a população e o Poder Público. “A democracia avança quando o cidadão enxerga representatividade nos atos da Administração, não somente pelo vereador, mas além deste, como por exemplo, os conselheiros”.

Todo o processo para eleição dos novos conselheiros foi acompanhado de perto por Carlinhos Paffaro, que elogiou a forma transparente das ações. “Por toda minha experiência, posso afirmar que o Conselho é um espelho da sociedade, uma ferramenta influente onde as forças sociais e políticas se encontram”.


Márcio Melle parabenizou todos os candidatos e disse manter as portas de seu gabinete sempre abertas. “O Conselho garante um espaço legítimo de participação popular e estou confiante que a nova diretoria terá um olhar focado nos clamores da nossa  comunidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo