Ana Genezini apresenta programa IPTU Verde

A vereadora comentou a proposta, que também é assinada por Júnior Chóca, durante a sessão

Durante a 78ª sessão ordinária, nessa segunda-feira, 10, foi apresentada indicação de autoria de Ana Genezini (PTB) e Júnior Chóca (Solidariedade) que trata do programa IPTU Verde. A minuta de projeto presente na indicação tem como objetivo incentivar a adoção de medidas de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente por meio de redução do IPTU.

Conforme explica a minuta em seus parágrafos, o cidadão vinhedense que comprovadamente adotar medidas que estimulem a preservação e proteção do meio ambiente receberá benefício tributário, podendo ter o IPTU reduzido em até 25%.

A propositura prevê nove medidas que podem ser adotadas pelos munícipes, como  a implantação de sistema de captação da água da chuva; sistema de reuso de água; sistema de aquecimento hidráulico solar; sistema de aquecimento elétrico solar; e sistema de utilização de energia eólica; utilizar materiais sustentáveis nas construções; uso de energia passiva; separação de resíduos sólidos; e tratamento de 90% do lixo.

A adoção de cada uma dessas medidas corresponde a uma redução específica no IPTU, nunca inferior a 10% nem superior a 25%. Para fazer uso desse benefício, o cidadão que adotar uma das nove medidas previstas deverá protocolar pedido devidamente justificado junto à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, até data de 30 de setembro do ano anterior ao que deseja o desconto tributário, expondo a medida que aplicou em sua edificação ou terreno e apresentando os correspondentes documentos comprobatórios. Também é necessário que o contribuinte esteja em dia com suas obrigações tributárias.

O pedido ainda depende de análise, que inclui visita de funcionário da Secretaria de Meio Ambiente à residência para conferir as medidas adotadas pelo cidadão.


Estamos passando por uma fase drástica de falta de chuvas e consequente problema de abastecimento em todo o estado, e está minuta de projeto leva sugestão ao Poder Executivo para que se estimule no município a adoção de medidas eco-sustentáveis por parte de quem for construir”, explicou Ana Genezini em discurso durante a sessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo