De autoria da Vereadora Ana Genezini projeto nominando o "Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira" foi aprovado por unanimidade

A vereadora Ana Genezini (PTB) se emocionou durante a 107ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Vinhedo, realizada na segunda-feira, dia 10. Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária 30/2015 concedeu a denominação ao espaço público localizado na parte inferior do Teatro Municipal Silvia de Alencar Matheus, de "Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira".

É um merecido reconhecimento por todo o trabalho realizado pela cultura de Vinhedo”, explicou Ana Genezini em referência ao amigo Edilson Caldeira, profissional em artes plásticas, ator, diretor teatral, empresário e gestor cultural, que teve toda sua vida dedicada à cultura, a arte e ao encantamento.

Com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin, a votação do projeto mereceu destaque e reconhecimento em pronunciamentos também de vários outros vereadores.

A aprovação do projeto vem em tempo para que todos os convites da abertura oficial do tradicional Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) que se dará no período de  20/08 a 20/09 sejam produzidos já com a nova denominação do espaço de 480m², no subsolo do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. O local foi restaurado pela prefeitura de Vinhedo e transformado em galeria de artes.

  
Edilson Caldeira

A razão da escolha do nome para a galeria de artes tem como objetivo homenagear o profissional Edilson Caldeira, artista plástico, ator, diretor teatral, empresário e gestor cultural, que teve toda sua vida dedicada a cultura, a arte e ao encantamento.

Edilson Camargo Caldeira nasceu em 18 de julho de 1971, em São Paulo. Filho de Ernesto de Alcantara Caldeira e Laureci Camargo Caldeira. Foi ator profissional e, antes de chegar a Vinhedo, participou de diversos cursos de teatro com atores nacionalmente renomados. Chegou à Vinhedo em 1995, a convite de uma assistente social da época, para ministrar aulas de teatro para o grupo da Terceira Idade do município, na administração do prefeito Jonas Ferragut. Pouco tempo depois, iniciou as atividades e aulas de teatro, junto a toda população vinhedense, ministradas no Centro de Convivência.

Por aqui foi ficando e se familiarizando com os munícipes, criando amizades e vínculos com a nossa Vinhedo. Findo o mandato do prefeito Jonas Ferragut, foi convidado pelo então prefeito Milton Serafim para dar continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo junto ao Departamento de Cultura, onde trabalhou com o vice-prefeito Élsio Álvaro Bocaletto, o Xinha, o ex-secretário de Cultura Luis Trevisan e Gilberto Lorenzon, hoje secretário de Meio Ambiente e Urbanismo.

Com mais uma mudança na Administração, recebeu convite do prefeito eleito João Carlos Donato (Kalu) e continuou trabalhando na área de cultura de Vinhedo, junto com o ex-secretário e vice-prefeito Antonio Marcos Marcondes Ferraz, pelo período de um ano, quando foi convidado para ser diretor da Secretaria da Cultura; que mais tarde viria ocupar já na condição de Secretário de Cultura e Turismo, posição que ocupou até o ano de 2009. Após sua saída da Secretaria Municipal, comandou a Secretaria Estadual de mesma pasta.

No início de 2014, assumiu a Secretaria de Cultura e Eventos do município de Louveira, onde iniciou projetos que alavancariam as atividades culturais da cidade. Infelizmente, não pode concretizar alguns dos projetos devido a seu afastamento para cuidar da saúde.

Edilson Caldeira lutou fortemente e bravamente contra um câncer de fígado durante dois anos. Guerreiro em tudo aquilo que fazia, luta também pela vida. Porém, no dia 17 de dezembro de 2014, faleceu em decorrência do câncer os 43 anos de idade.


Edilson nos deixou muitos legados, um amor enorme e um carinho imenso que nutria por todos que cruzavam seu caminho. Foi fazer arte e desenvolver cultura no céu”, comenta a vereadora Ana Genezini.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo