A crise enfrentada no país e seu reflexo no município é foco do discurso da vereadora Ana Genezini

Parlamentar comentou sobre o cenário econômico nacional e os desafios de Vinhedo diante da queda na arrecadação

A vereadora Ana Genezini (PTB) subiu à tribuna na noite desta segunda-feira (10), durante a 107ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal e, entre outros assuntos, destacou a crise enfrentada no país e seu reflexo nos munícipios, com a apresentação de números sobre a carga tributária, a queda da arrecadação e os índices repassados pela Federação e Estado às cidades da RMC.

Ana Genezini destacou que neste primeiro semestre de 2015, foram repassados à Vinhedo cerca de 8 milhões de reais a menos nas receitas de ICMS. Lembrou que mesmo diante do atual cenário econômico, a prefeitura sustenta os serviços públicos oferecidos à população, mantendo Vinhedo no patamar e condição que nos tornaram reconhecidos no país. A parlamentar também explicou que o debate sobre o Distrito da Capela dever ser, também, um diálogo para enfrentar a queda na arrecadação.

Nosso país atravessa uma das crises político-econômicas mais graves e acentuadas da história´”, discursou a vereadora. Segundo ela, cálculos da Secretaria Estadual da Fazenda apontam que a riqueza gerada em vinhedo soma 7 bilhões de reais – ou seja, esse é o valor de tudo o que aqui é produzido. “Deste montante, saem os impostos, pagos pelas empresas e apenas cerca de 15% dos impostos voltam para cidade; 60% ficam para a União e o restante para o Estado, que muito pouco tem feito pelos municípios”, lamenta Ana Genezini.

A vereadora também apontou que a carga tributária aumentou, os municípios que trabalham pelo melhor atendimento à comunidade, como Vinhedo, assumiram responsabilidades que seriam do Estado ou Federação e, o que é pior, o cálculo de ICMS reduziu o repasse para muitas cidades – e nosso município está entre elas. Vinhedo teve 8,38% em perdas na participação do ICMS e, assim como outras cidades, já sofre com a retração do mercado. Entre o que se projetou inicialmente arrecadar em Vinhedo neste ano (num cálculo já bem abaixo dos números de 2014) e o que se espera agora, de fato, há cerca de 8 milhões de reais a menos nas receitas de ICMS.

Vinhedo é apontada como a 13º melhor cidade do país porque aqui se investe alto na qualidade de vida, na excelência da prestação de serviços públicos. Temos dificuldades? Claro! Temos desafios? Sem dúvida! Mas a queda na arrecadação, o cenário que se apresenta, entre outros fatores, é o suficiente para afirmamos que Vinhedo não está numa ilha isolada. Não estamos dentro de uma redoma de vidro que não é afetada pela situação do país”, explica a vereadora Ana Genezini.

Para a parlamentar, o momento pede ajustes e planejamento. Segundo ela, Vinhedo tem uma estrutura administrativa extensa para atender a população e isso gerou um engessamento da máquina: 54% da arrecadação está atrelado ao pagamento do funcionalismo público, como professores, médicos, enfermeiros e outros profissionais que atendem nossa população; mais de 40% em Educação e Saúde.  A vereadora Ana Genezini lembrou que, pela fragilidade do Pacto Federativo que se impõem aos munícipios, praticamente 100% dos recursos em Saúde saem de verbas municipais. “A conta é lógica e direta: sobra pouco, mas muito pouco, para investirmos em obras; o que temos são investimentos altos na manutenção do que já é oferecido atualmente”, explicou Ana Genezini.

Para a vereadora, mudar o cenário implica primeiro rediscutir o Pacto Federativo – se os municípios assumem a maior parte das obrigações, é justo que tenham um repasse maior. “Arcamos com custos do aluguel do Fórum e Delegacia, por exemplo, cedemos funcionários, enfim, uma série de obrigações que são de responsabilidade do Estado e a União”, lembrou a parlamentar. Em segundo lugar, enquanto não se aplica a mudança proposta acima, devemos alterar questões internas de forma a otimizar a aplicação dos recursos e, nesse ponto, segundo a vereadora, entra a questão da discussão do distrito na Capela – ou administração regional.

Precisamos estudar com seriedade para manter e melhorar o padrão de vida da nossa cidade. Esse debate contribui para o diálogo e planejamento de modo a enfrentar a queda na arrecadação, uma realidade que não é só de Vinhedo”, reforçou a vereadora.

Os números apontados pela vereadora Ana Genezini demostraram que a região da Capela tem aproximadamente 25 mil pessoas; nos condomínios, cerca de 23 mil pessoas; nas outras regiões juntas, são cerca de 20 ou 23 mil vinhedenses, atingindo o número de 71.217 habitantes, segundo dados em 2014. “Estamos falando da concentração de habitantes num bairro a 5km do centro. Se colocamos essa situação administrativa, facilitaria a aplicação dos recursos e encaminhamentos necessários no bairro e região e isso contribui para toda a população da cidade”, explicou a parlamentar.


Estamos à disposição do Governo para contribuir nessa discussão. Vamos ouvir o que o povo pensa e, juntos, enfrentar esta situação com o único propósito de manter Vinhedo na rota do desenvolvimento com qualidade de vida”, finalizou a vereadora Ana Genezini.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo