3.3.17

Por meio de Moção Ana Genezini pede urgência na tramitação de projeto voltado aos idosos na Câmara dos Deputados

Projeto trata da regulamentação da profissão de Gerontólogo
A Câmara de Vinhedo aprovou por unanimidade na 4ª Sessão Ordinária, realizada nessa quarta-feira, 01, a Moção de Apelo nº 39/2017, de autoria da vereadora Ana Genezini (PMDB) e encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).
A Moção solicita ao deputado federal a colocação em tramitação de urgência do projeto de Lei nº 6.764/2016, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Gerentólogo, profissional responsável por serviços de atenção ao idoso, como a elaboração de planos de atenção integral à pessoa idosa; planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar programas, serviços, políticas e modalidades assistenciais ao idoso, entre outras competências.
O projeto em tramitação na Câmara dos Deputados também regula o tecnólogo em gerontologia, cuja atribuição consiste em desenvolver pesquisas na área de envelhecimento humano; participar como técnico de nível superior em grupos de saúde, sanitarismo, nutrição e fisioterapia; integrar equipes profissionais no âmbito da indústria farmacêutica e cosmética; entre outras funções.
No Brasil, o primeiro curso de graduação em gerontologia foi ofertado pela Universidade de São Paulo (USP) em 2005, até então cursos na área só estavam disponíveis como pós-graduação.
“O objetivo da Moção é acelerar a tramitação desse importante projeto na Câmara dos Deputados, uma vez que aprovada melhorará em muito a qualidade de vida dos idosos, que poderão contar com mais profissionais especializados para seu acompanhamento”, explicou Ana Genezini.

O projeto de Lei nº 6.764/2016 ainda precisa ser analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário