Reajuste da Tabela SUS é pedido de Ana Genezini à Presidente da República

Câmara de Vinhedo aprovou com unanimidade Moção de Apelo da vereadora sobre o tema. Objetivo é repasse de verba maior as Santas Casas do país

Na última terça-feira, 12, a Câmara de Vinhedo aprovou com unanimidade, moção de Apelo de autoria da vereadora e 1ª secretária Ana Genezini (PTB), encaminhada à presidente Dilma Roussef, com cópia para Câmara dos Deputados e Senado, solicitando o reajuste dos valores dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo principal da propositura é ampliar os repasses de verba realizados pelo Governo Federal em auxílio às santas casas do país, uma vez que, segundo a vereadora, a defasagem da tabela compromete diagnósticos e afeta a qualidade do tratamento médico de milhares de pacientes. “Muitos hospitais conveniados apenas desistem de oferecer à população os procedimentos cujos preços, na tabela do SUS, estejam mais defasados. Esse tipo de medida pode aliviar as contas de um hospital, mas sobrecarrega as de outro, porque o paciente terá de ser atendido em algum ponto da rede de saúde. O paciente acaba sendo encaminhado para serviços de referência que atendem os casos de maior complexidade, mas que não são filantrópicos”, detalhou Ana Genezini na justificativa da moção.

No documento, a vereadora ainda cita como exemplo, várias santas casas do país que enfrentam problemas por causa dos baixos valores repassados, como é o caso dos estados de São Paulo, Fortaleza, Mato Grosso do Sul, entre outras que já anunciaram o fechamento das suas portas.

“Essa não é a primeira vez que apresento esta Moção de Apelo na Câmara. Precisamos de um apoio maior do governo federal porque os municípios não aguentam mais pagar a conta sozinhos. A saúde é um dever do país e um direito do cidadão”, enfatizou Ana Genezini.


Outras solicitações


Também nesta semana a vereadora Ana Genezini encaminhou à prefeitura duas indicações solicitando melhorias na infraestrutura de bairros da cidade, como a Capela e Jardim Miriam. O primeiro pedido é sobre a ampliação da coleta de lixo nesses dois locais, para que passem a ser feitas todos os dias, ao invés de três vezes na semana.

Ainda para Capela, Ana Genezini solicita estudos para abertura de novas ruas, com revisão de fluxo existente, bem como, ampliação do número de veículos de transporte coletivo. Neste sentido, a parlamentar pede que as linhas sejam integradas por micro-ônibus em percurso interno no bairro com destino a Rodoviária Verônica Briscky Von Zuben e de lá partindo para outros destinos. “Tanto o transporte público quanto a coleta de lixo no município estão acarretando problemas aos moradores. Precisamos cobrar das empresas concessionárias um atendimento digno e compatível com as necessidades de Vinhedo, até porque as empresas estão sendo muito bem remuneradas por isso”, cobrou Ana Genezini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento