Ana Genezini esclarece Resolução que traz incumbência à Prefeitura de cuidar da iluminação pública e reforça pedidos para cidade



Resoluções 414/2010 e 449/2011 da ANEEL determinam que a manutenção das instalações de iluminação pública é de responsabilidade dos municípios e não mais das concessionárias



A iluminação pública da cidade volta a ser pauta de trabalho da vereadora 1ª secretária Ana Genezini (PTB) que desde o início de seus mandatos tem cobrado a implantação e manutenção constantes dos sistemas de iluminação em Vinhedo.

Desde fevereiro de 2013 inúmeros pedidos para implantação de iluminação e ou manutenção das luminárias já existentes foram apresentados por meio de indicações, contemplando várias regiões da cidade.

O problema, no entanto segundo a parlamentar, é que o processo deve demorar mais que o previsto, uma vez que Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nºs 414/2010 e 449/2011 determinou que “a elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação são de responsabilidade do ente municipal ou de quem tenha recebido deste a delegação para prestar tais serviços”.

Conforme explicou Ana Genezini, a partir dessa determinação, a CPFL não realizará mais esse trabalho, e por isso, obedecendo aos prazos para adequação que os municípios receberam, a previsão é que o serviço seja normalizado em Vinhedo entre 3 a 4 meses. “A Prefeitura está em fase de adaptação à nova resolução, e agora está sendo realizada licitação para contratação de empresa para realizar este serviço e ata de registro de preços para aquisição dos materiais necessários à elaboração dos trabalhos de instalação de iluminação. Esse processo deve demorar um pouco no início, mas deverá ser benéfico à cidade, uma vez que trará mais agilidade e não dependerá de concessionárias para implantação de luminárias e manutenções”, afirmou.


Locais solicitados


Com isso, a vereadora aproveitou para reforçar alguns de seus pedidos para área, como iluminação para a Rua Rocinha, na altura dos números 19 a 116; Rua Amor Perfeito – Jd. Florido; troca da iluminação nas praças Aurora Sudário, José Flávio Von Zuben e implantação dos serviços de iluminação na Praça Paulo Henrique da Silva.

Iluminação para a saída do ponto de ônibus na Rodovia Anhanguera (região da Capela), no trecho sob jurisdição da AutoBAn até o acesso de entrada à Rua Antônio Bucci – Bairro Vida Nova também esteve na pauta de reivindicações; na Rua Gabriel Dama e iluminação no final do trecho existente na Rua João Ferracini- Vila Cascais. Iluminação pública em frente a ETE Capivari - Distrito Industrial, com a instalação de três luminárias e eletrificação e iluminação pública na Rua Sílvio Cain - Jardim São Bento, dentre inúmeros outros pedidos.

Por fim, a vereadora solicitou implantação de luminária em poste existente na Rua Nicolau Von Zuben, próximo a autoescola, e na área verde localizada entre os bairros Vida Nova e Altos do Morumbi, a partir da completa revitalização do local. “A iluminação pública traz segurança aos moradores e inibe a ação de pessoas mal intencionadas”, explicou. O Prefeito Milton Serafim por intermédio da Secretaria de Obras já atendeu inúmeras solicitações desta vereadora referentes a implantação de iluminação pública, melhorando a segurança de moradores em diversos pontos da cidade e tenho certeza que atenderá aos demais pedidos que aguardam os tramites administrativos dessa nova incumbência repassada pela ANEEL ao Município. Podemos dizer que essa ação é algo simples, mas, de grande importância para aqueles que são beneficiados com essa melhoria”, afirmou Ana Genezini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento