Ana Genezini apresenta mais uma medida para incentivar o uso das sacolas ecológicas


A vereadora Ana Genezini (PTB) apresentou na última sessão do legislativo, 10, mais um projeto que pretende incentivar o uso de sacolas retornáveis. Desta vez pretende criar medida que obriga os estabelecimentos comerciais do município a dar prioridade de atendimento aos clientes que estejam utilizando sacolas ecológicas. Segundo a indicação, que foi encaminhada ao Executivo através de minuta de projeto, entende-se por sacolas ecológicas aquelas confeccionadas com tecidos, lona, material reciclável ou qualquer material que possa ser de uso contínuo.
Se aprovada, a lei exigirá que estabelecimentos com mais de quatro caixas disponibilizem a preferência para clientes com a sacola ecológica, sendo que nestes caixas será proibida a disponibilização de sacolas plásticas comuns. Os estabelecimentos poderão disponibilizar caixas de papelão para transporte das mercadorias como alternativa às sacolas. A propositura continua garantindo, no entanto, a preferência de gestantes, idosos, pessoas com deficiência e portando crianças de colo.
Ana Genezini lembrou o impacto ambiental causado por sacolinhas de plástico. “As sacolas de plásticos demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto.” A vereadora conclui que esta medida pode representar um grande passo para Vinhedo em direção à sustentabilidade ambiental.

Comentários

  1. Gostei desse projeto por ser diferente de outros já propostos.Eu faço sacolas retornáveis de tecido reciclado de garrafas plásticas, desde 2008 e esbarro em muitas dificuldades. Uma delas é no caso de lojistas e supermercados não doarem as sacolas retornáveis pelo custo que é mais elevado do que a sacolinha plástica.Assim mesmo, tem sacolasque custam um pouco mais de 1 real. Mas para isso se faz campanhas de incentivo,seja numa determinada data ou evento a doação ou até a venda das sacolas ecológicas.È preciso ter consciência de que somos nós os únicos responsáveis pelas tragédias ambientais. É preciso mudança de hábitos.Uma pesquisa feita no litoral de SP constatou que mesmo as pessoas que possuem sacolas retornáveis, esquecem de leva-las em suas compras, pelo fato de não terem o hábito de carregá-las. Eu carrego uma dentro da minha bolsa e várias no porta mala. Nesses anos em que deixamos de utilizar a sacolinha plástica pudemos ver a redução do volume do nosso lixo. Muitas pessoas me falam:onde colocar o lixo doméstico que descartamos nas sacolinhas? Outra mudança de hábito. Pela manhã recolho o material em 3 sacos de lixo biodegradáveis. Um para restos de alimentos. Outro para plásticos, vidros, isopor e outro para o lixo do banheiro. Requer apenas boa vontade e atitude. Parabéns pela tua iniciativa. Que seja mais uma forma de conscientização ambiental.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento