Corazzari e Genezini averiguam consequências das chuvas com Defesa Civil e Secretaria de Transporte e Segurança


O presidente da Câmara Municipal Adriano Corazzari (PSB) e a vereadora Ana Genezini (PTB) estiveram no último dia 18 com o Secretário de Transporte e Segurança Antonio Falsarella e com o chefe da Defesa Civil Maurício Barone, conversando sobre as consequências das intensas chuvas que vem caindo no município e em toda região nos últimos dias, principalmente na última quinta feira, 13.
Parte da Rua João Edueta na Capela continua interditada pela Prefeitura devido à possibilidade de desabamento da ponte do rio Capivari cuja lateral foi levada pela força da correnteza gerada pela chuva do último dia 13, comprometendo sua estrutura. Essa mesma tempestade inundou parte da cidade de Louveira e casas no Condomínio São Joaquim por onde passa o rio Capivari.
Como medida de prevenção e urgência, já foi autorizada pelo Prefeito e Secretário a limpeza do trecho Vinhedo do Rio Capivari para retirada dos destroços, entulhos e sujeiras desta última cheia, o que contribuirá para evitar novos alagamentos.
Segundo Barone, a Defesa Civil trabalha com planejamento e organização, em Vinhedo o aperfeiçoamento dos trabalhos já começou a ser estudada, num período de médio e longo prazo acredita-se que o município já estará totalmente preparado para lidar com situações como esta. Falsarella disse que não só estrutura física é necessária para que o município esteja apto a reagir em situações como esta, mas também habituar as pessoas a colaborar, estabelecer parcerias com toda a rede municipal, oferecer treinamentos, desenvolver lideranças e estratégias também é essencial, será necessário ainda cadastrar pessoas e adequar às normas de voluntariado.
Hoje a Defesa Civil tem o papel de organizar e proteger a sociedade como um todo. Sua estrutura em Vinhedo está vinculada ao sistema de segurança municipal, tem um departamento alocado dentro da Secretaria de Transporte e Segurança e trabalha em conjunto com a GM, SERM e demais secretarias. Será publicado no Boletim Municipal o Plano de Ação Preventiva e Contingência na Defesa Civil, que doutrina as responsabilidades de cada secretaria, além do mapeamento de todas as áreas de risco na cidade baseadas em entrevistas e ocorrências que se repetiram por mais de dez vezes nos últimos três anos.
Ainda abordaram problemas relacionados às constantes inundações no córrego da Capela, principalmente na Rua Suíça onde recebe grande volume de água e terra por conta do empreendimento imobiliário aprovado em 2008, que deverá ser pauta de uma próxima reunião entre os vereadores Adriano Corazzari, Ana Genezini, secretário de Planejamento, Meio Ambiente e secretário de Obras.
Todas as áreas de risco estão sendo monitoradas com visitas diárias e leitura dos pluviômetros instalados, o que permite controlar com precisão o volume de água por região. Existem pluviômetros instalados no prédio da GM, região dos Sete Bairros, Capela e Pinheirinho, que ainda será instalado nesta semana. Essa setorização é muito importante para que estudos e ações sejam mais adequadas para cada situação.
Barone afirmou que a chuva pesada na madrugada de terça-feira, 18, fez com que a Defesa Civil fosse para a rua para monitorar pontos de possíveis alagamentos e deslizamentos de terra, a cidade ainda está em estado de observação.
Um treinamento já começou a ser pensado para estabelecer um planejameno regional para tragédias envolvendo a Defesa Civil de cada município da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Não só para acidentes naturais, como para as grandes obras que ocorrerão em breve como à ampliação do Aeroporto de Viracopos, a passagem do Trem de Alta Velocidade (TAV), também exigem uma equipe bem preparada a nível regional.
Os parlamentares também pretendem dar todo apoio possível para que Vinhedo seja uma cidade bem preparada contra esses acidentes. “Tragédias como essa não escolhem local nem classe social, elas simplesmente acontecem e a única alternativa para que maiores danos sejam evitados é a preparação preventiva”, completaram os vereadores.

Investimentos em segurança
Novidades na segurança do município também foram abordadas durante a visita dos vereadores à secretaria. Eles conheceram o spray de gengibre, recém adquirido pela prefeitura. O spray garantirá mais eficiência no combate a tumultos e delitos já que sua ação é mais direcionada e não atinge, como ocorre com o spray de pimenta, as pessoas que estão ao redor. O produto, fabricado em Vinhedo, é biodegradável e não causa nenhum dano ao ser humano, sua ação dura cerca de meia hora e é facilmente lavado com água.
Outra novidade que dará ainda mais segurança aos vinhedenses é o software inteligente. Câmeras instaladas nas entradas e saídas da cidade serão capazes de registrar as imagens dos veículos que circulam em Vinhedo, o que diferencia este sistema das câmeras comuns é justamente esse novo software. Capaz de realizar pesquisas e identificar veículos por características como a cor ou determinados acessórios.
Veículos identificados como suspeitos acionarão um alarme na Central de Inteligência da Guarda Civil assim que passarem pelas câmeras. O equipamento ficará em testes durante a Festa da Uva, após esse período poderá ser instalado em todas as saídas da cidade. Guardas já estão sendo treinados para utilizar o sistema no Grupo de Inteligência Comunicação e Monitoramento (GICOM). Espera-se com essa nova medida que o número de furtos de veículos na cidade diminua consideravelmente.
Vinhedo tem um patrimônio ambiental muito importante e sua preservação ganha mais qualidade a partir de agora. Vinte guardas municipais estão recebendo desde o ano passado, aulas de legislação, fiscalização ambiental, técnicas de prevenção, combate a incêndios e salvamento aquático, terrestre e em alturas.
Os vereadores elogiaram o trabalho da secretaria e concordaram que o investimento em segurança é importantíssimo e deve ser constante. “Vimos que esses investimentos estão sendo feitos em tecnologia e aperfeiçoamento de nossos guardas, consideramos que essas são as melhorias mais valiosas”, completaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento