Vereadores vivenciam “Passeio Rural” de Vinhedo e se encantam com atrativos




Do bagaço de cana à colheita de uva e milho, entre trilhas a pé, de troller, cavalgadas e, claro, as delícias do café colonial, cachaças, sucos e vinhos produzidos em Vinhedo. Tudo isso e mais um pouco foi conhecido por uma comitiva de autoridades, na quarta-feira, 9, composta pelo prefeito Milton Serafim, presidente da Câmara Adriano Corazzari (PSB) e vereadores Ana Genezini (PTB), Márcio Melle (PSB) e Júnior Vendemiatti (PPS), além de secretários municipais no passeio aos atrativos rurais da cidade, roteiro desenvolvido pelo projeto “Colhendo Frutos com Vinhedo” desenvolvido em parceria com o SEBRAE, Secretaria Municipal de Turismo e receptivo Nostro Canto Turismo.
“Vamos imaginar que vocês são visitantes de Vinhedo”, iniciou a turismóloga e guia turística Neusa Paes de Barros antes do embarque das autoridades. Aliando aspectos históricos, curiosidades, lendas e muito bom humor a comitiva foi levada a oito atrativos entre adegas, restaurantes, sítios e alambiques, que embora muitos desconheçam, estão situados no município e são responsáveis em encantar dezenas de visitantes aos finais de semana, impulsionados pelo Circuito das Frutas e pelas beldades de Vinhedo.
Dados do último semestre captados pelo receptivo turístico, revelam que mais de 4 mil visitantes estiveram em propriedades rurais e adegas da cidade, movimentando o comércio e trazendo renda à cidade. “Essa visita é uma vitória para o turismo vinhedense. Esses pontos turísticos estão belíssimos, com infraestrutura para atender bem os vinhedenses e os visitantes de outras regiões que queiram vir para cá, prova de que a nossa cidade tem muito potencial para atrair turistas”, declarou o prefeito.
Para o presidente da Câmara, que é um assíduo frequentador das reuniões do Conselho de Turismo e um dos responsáveis pela iniciativa de reativar o Conselho Municipal de Turismo, o passeio demonstra o potencial turístico que a cidade tem e o quanto está se trilhando para aproveitar tudo o que o turismo tem a oferecer. “A Câmara Municipal não só parabeniza, como apóia e se coloca a disposição para contribuir com todo o segmento. Contem conosco”, reforçou Corazzari.

Destinos
O primeiro destino foi o “Sítio Frediani” situado às margens da Rodovia Bandeirantes aonde as autoridades puderam conhecer 12 hectares envoltos a muita natureza, animais e apreciar um delicioso café colonial, com bolos, sucos, doces e geléias típicas com ingredientes produzidos na propriedade. O local regularmente recebe um número expressivo de visitantes para tomar um café da manhã ou chá da tarde. Em seguida, dois locais destinados as especialidades etílicas: Adega Della Bruna e o Alambique Andretta (antiga Cachaçaria Alambique), ambos especializados em cachaças e licores, comercializados a partir de R$ 5. “Estou muito surpresa e feliz com o que estou vendo. Sendo vinhedense “nata” eu ainda não tinha tido o privilégio de estar em lugares tão enraizados em nossa história. É preciso urgente que se crie um projeto para que todos os vinhedenses possam ter acesso a esse maravilhoso roteiro turístico rural”, disse Ana Genezini.
O almoço foi servido na Cantina e Adega Azzolin e contou com uma aula-exposição sobre os vinhos produzidos na cidade, ministrada por Ricardo Azzolin, integrante da Coopervinho Paulista. Além dos vinhos, o local é especializado em massas; algumas elaboradas especialmente para o roteiro. Logo em seguida as autoridades foram levadas a Adega Ferragut para conhecer os processos que culminam com a produção artesanal do suco de uva 100% natural, sem conservantes e açúcar, bem como as especialidades de vinho produzidas pela família, uma das adegas mais visitadas por turistas e uma das pioneiras a se adequar as orientações do SEBRAE.
O Empório, Restaurante e Enoteca Via Uno foi o próximo local a receber a comitiva. Embora esteja há dois anos na cidade, poucos são os clientes de Vinhedo que o frequentam, segundo o proprietário. “Acho muito interessante porque têm lugares que eu não conheço. Já estou fazendo propaganda desse roteiro porque quero que essa atividade cresça. Não é preciso buscar atrações fora da cidade, Vinhedo tem muito que mostrar. Estão todos de parabéns”, declarou Márcio Melle.
O Rancho Ferragut, mais conhecido como Cocheira do Zé Hélio também está inserido no roteiro e por isso, recebeu as autoridades que aproveitaram a passagem para andar a cavalo. Segundo a guia, o passeio a cavalo é bastante procurado por turistas. O passeio de 60 minutos é oferecido por R$ 20.
Por fim o último local a ser visitado pelo prefeito, vereadores e secretários foi o Sítio Morada do Sol que propicia além do turismo rural o ecoturismo, localizado nas proximidades da Caixa D’Água, onde aos domingos é servido um café da manhã colonial, ao som de moda de viola, chorinho e em meio a muita natureza e ar livre. Serestas, almoços especiais e happy hours são realizados com agendamento para um grupo de no mínimo 20 pessoas. “O passeio mostrou a potencialidade do município com relação ao turismo rural. Fiquei surpreso com a qualidade do atendimento. Podemos receber quem quer que seja que estamos preparados. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente aqueles que estão há anos trabalhando para que esse roteiro se tornasse realidade", elogiou Júnior Vendemiatti.

Projeto
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, a ideia da parceria com o SEBRAE surgiu em 2009 e foi estendida a todas as cidades que fazem parte do Circuito das Frutas – Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Na ocasião, técnicos do órgão visitaram todos os pontos com potencial turístico da cidade (adegas, restaurantes, alambiques, hotéis, pousadas e sítios) e sugeriram algumas adaptações aos proprietários para que pudessem receber turistas. Muitos locais já estão totalmente adequados, enquanto outros estão em fase de reestruturação.
A intenção da secretaria agora com a finalização do folder contendo sugestão de percursos, é o de sinalizar melhor estes locais e divulgar os atrativos aos vinhedenses para que conheçam as atrações do município, além dos característicos pontos turísticos como Portal, Memorial do Imigrante, Cristo Redentor, Praças, Igrejas, Mosteiro e parques, para, posteriormente levar esses roteiros a outras regiões.
Na visita o prefeito Milton Serafim aproveitou para anunciar que outros atrativos turísticos estão em estudo pela admistração, para incrementar ainda mais o setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo