Vereadores se reúnem com prefeito para tratar da atuação do Cejusc em Vinhedo

Ana Genezini (PMDB), Nil Ramos (PSDB) e Paulinho Palmeira (PV) promoveram o encontro para buscar meio de fortalecer a atuação do órgão na cidade
Na semana passada o presidente e a vice-presidente da Câmara, respectivamente Nil Ramos (PSDB) e Ana Genezini (PMDB), e o também parlamentar Paulinho Palmeira (PV), intermediaram uma reunião entre o prefeito Jaime Cruz e a gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a fim de debater formas de fortalecer a atuação do órgão na cidade.
Em junho desse ano o Cejusc completará quatro anos na cidade, tempo em que atendeu não só moradores de Vinhedo como também da cidade vizinha Louveira, devido a um convênio firmado entre as duas administrações. Pelas definições do acordo, Vinhedo cedeu o espaço e equipamentos, enquanto Louveira colabora com três funcionários.
De acordo com dados apontados por Gina Caramello, em 2016 o Cejusc promoveu 908 acordos pré-processuais e 305 acordos processuais. Ao todo, foram 3.694 audiências realizadas. Destas, 564 foram resultado de encaminhamentos do Procon. O número de atendimento aumentou com o novo Código de Processo Civil, que determina no artigo 334 e outros que a audiência de conciliação seja realizada antes mesmo da apresentação da defesa do réu.
Ana Genezini, que também é servidora do Procon de Vinhedo, entende como ninguém a importância do órgão para a cidade, e é uma das pessoas mais empenhadas para que o município encontre um meio de fortalecer a atuação do Cejusc em Vinhedo após o fim do convênio com Louveira. “O Cejusc é um dos grandes responsáveis por garantir a celeridade da justiça, uma vez que a conciliação permite que muitos casos sejam resolvidos logo no início, sem a devida movimentação do aparato judiciário, portanto, é fundamental que Vinhedo possa manter a qualidade de seu atendimento, com o mesmo número ou até mais funcionários do que os atuantes na vigência do convênio”.
Seguindo essa linha de pensamento, já no dia 19, o prefeito Jaime Cruz se reuniu com o prefeito de Louveira, Junior Finamore, para propor a manutenção dos funcionários louveirenses em Vinhedo com o objetivo de colaborar com o andamento dos trabalhos aqui na cidade.
Função
Criado pelo Conselho Nacional de Justiça, o Cejusc tem como objetivo incentivar os acordos de forma rápida e harmoniosa, tentando evitar que as pessoas precisem de um processo judicial para resolver seus problemas.

O órgão atua nas áreas de família (por exemplo, nos casos de divórcios, pensões alimentícias, regulamentação de visitas e de guarda de menores) e cível (como os casos de cobranças em geral, acidentes de trânsito e direitos do consumidor). Em Vinhedo, funciona na Rua Humberto Pescarini, 301, no Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo