31.1.17

Vereadores se reúnem com prefeito para tratar da atuação do Cejusc em Vinhedo

Ana Genezini (PMDB), Nil Ramos (PSDB) e Paulinho Palmeira (PV) promoveram o encontro para buscar meio de fortalecer a atuação do órgão na cidade
Na semana passada o presidente e a vice-presidente da Câmara, respectivamente Nil Ramos (PSDB) e Ana Genezini (PMDB), e o também parlamentar Paulinho Palmeira (PV), intermediaram uma reunião entre o prefeito Jaime Cruz e a gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a fim de debater formas de fortalecer a atuação do órgão na cidade.
Em junho desse ano o Cejusc completará quatro anos na cidade, tempo em que atendeu não só moradores de Vinhedo como também da cidade vizinha Louveira, devido a um convênio firmado entre as duas administrações. Pelas definições do acordo, Vinhedo cedeu o espaço e equipamentos, enquanto Louveira colabora com três funcionários.
De acordo com dados apontados por Gina Caramello, em 2016 o Cejusc promoveu 908 acordos pré-processuais e 305 acordos processuais. Ao todo, foram 3.694 audiências realizadas. Destas, 564 foram resultado de encaminhamentos do Procon. O número de atendimento aumentou com o novo Código de Processo Civil, que determina no artigo 334 e outros que a audiência de conciliação seja realizada antes mesmo da apresentação da defesa do réu.
Ana Genezini, que também é servidora do Procon de Vinhedo, entende como ninguém a importância do órgão para a cidade, e é uma das pessoas mais empenhadas para que o município encontre um meio de fortalecer a atuação do Cejusc em Vinhedo após o fim do convênio com Louveira. “O Cejusc é um dos grandes responsáveis por garantir a celeridade da justiça, uma vez que a conciliação permite que muitos casos sejam resolvidos logo no início, sem a devida movimentação do aparato judiciário, portanto, é fundamental que Vinhedo possa manter a qualidade de seu atendimento, com o mesmo número ou até mais funcionários do que os atuantes na vigência do convênio”.
Seguindo essa linha de pensamento, já no dia 19, o prefeito Jaime Cruz se reuniu com o prefeito de Louveira, Junior Finamore, para propor a manutenção dos funcionários louveirenses em Vinhedo com o objetivo de colaborar com o andamento dos trabalhos aqui na cidade.
Função
Criado pelo Conselho Nacional de Justiça, o Cejusc tem como objetivo incentivar os acordos de forma rápida e harmoniosa, tentando evitar que as pessoas precisem de um processo judicial para resolver seus problemas.

O órgão atua nas áreas de família (por exemplo, nos casos de divórcios, pensões alimentícias, regulamentação de visitas e de guarda de menores) e cível (como os casos de cobranças em geral, acidentes de trânsito e direitos do consumidor). Em Vinhedo, funciona na Rua Humberto Pescarini, 301, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário