A Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso – realizou nesta quarta-feira, 10 de agosto, a primeira edição da Conferência Municipal do Idoso. Promovido no auditório do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto, no Jardim São Matheus, o evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas e debateu aspectos relacionados ao tema: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.

Presente e integrante da mesa principal da realização, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, reforçou para os presentes a importância do evento e sua satisfação em participar da primeira conferência destinada especialmente às pessoas com mais de 60 anos. “Debater, de forma conjunta e participativa, as iniciativas já existentes aos idosos e propor a criação de novos projetos que os beneficiem é, sem dúvida, uma excelente forma de valorizá-los e de respeitar o seu direto à qualidade de vida”, enfatizou.

Durante a conferência o prefeito também comentou sobre os diversos investimentos da Prefeitura voltados a este público, incluindo as atividades ofertadas por meio do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculo de Idosos, o Grupo Bem Viver, e por meio da construção do projeto “Quero Vida”, que atenderá munícipes com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social e que as famílias não podem oferecer o atendimento que precisam nos períodos da manhã e tarde. “Continuaremos sempre a prezar pelo bem-estar dos idosos, pois a nossa cidade tem grande apreço por esta parcela da população, que em tanto colabora ao desenvolvimento municipal”, afirmou.

Também integrante da mesa principal, a secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, destacou ainda que a administração municipal não mede esforços para oferecer estrutura e serviços de qualidade aos idosos em Vinhedo e que a conferência é uma importante celebração democrática, que possibilita avançar e criar ainda mais iniciativas e projetos que beneficiem constantemente este público. “Objetivamos sempre oferecer o melhor e, para tanto, este momento é fundamental, pois nos ajuda a ouvir os principais beneficiados e a promover políticas públicas cada vez mais efetivas”, disse.

Já a presidente do Conselho, Aparecida Gloreti Pedro, e a vereadora Ana Genezini, que representou o presidente do legislativo vinhedense, Adriano Corazzari, no evento; também integrantes da mesa, salientaram a sensibilidade e disposição do executivo em conhecer ainda mais os anseios dos idosos por meio do debate democrático. Além das autoridades que formaram a mesa principal da Conferência, participaram do evento o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, o secretário de Governo, José Luis Bernegossi, os vereadores Márcio Melle e Júnior Vendemiatti, representantes de entidades assistenciais, usuários dos serviços aos idosos e sociedade civil.

Propostas e eleição dos delegados



Após a abertura da conferência foi realizada a leitura do regimento interno e formados os grupos de debate dos temas relevantes ao público-alvo, tais como assistência social, violência contra o idoso, habitação, esportes e lazer, cultura e turismo, educação, saúde e integração dos Conselhos.

Com a apresentação e discussão das ideias, foram feitas as deliberações e aprovação das propostas sugeridas. Entre as aprovadas, destaque às ações promovidas conjuntamente pelas diferentes secretarias municipais, o estímulo à firmação de convênios com instituições de longa permanência para idosos, a implementação de mais projetos direcionados às famílias, que reforcem o fortalecimento de seu papel cuidador; a ampliação dos investimentos em capacitação profissional, a fim de melhorar continuamente o atendimento à pessoa idosa; e a realização de encontros periódicos para organização de mais atividades socioculturais e esportivas para este público.

Além das propostas acima, também foram aprovadas no quadro geral da conferência o levantamento e diagnóstico de possível demanda à educação e criação de aulas de informática à terceira idade. Ainda foram discutidas metas à prevenção e melhoria no atendimento em saúde mental e a priorização no pronto-atendimento e no agendamento de consultas e exames aos idosos. “A humanização do atendimento, a intensificação de campanhas de prevenção e detecção precoce dos principais problemas de saúde e a intensificação da participação dos idosos nos conselhos também estiveram entre os assuntos debatidos e aprovados”, comentou a secretária da pasta.

No encerramento da conferência aconteceu a eleição dos delegados que representarão a cidade nas edições estadual e federal do encontro, previstos para serem realizados nos próximos meses. Nesta oportunidade, foram eleitos como titulares Maria Regina Guedes Mendonça, representando o poder público, e José de Oliveira Barbosa, representando a sociedade civil. Os delegados terão como suplentes Antonio Clemente, do poder público, e Roseli Aparecida Afonso Custódio, da sociedade civil. Agora, eles serão os responsáveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo