Ana Genezini encaminhará Moção de Apelo ao Congresso Nacional pedindo reforma do pacto federativo

Vereadora abordou o tema na 110ª sessão

Durante discurso na fase de explicação pessoal da 110ª sessão ordinária, realizada nessa segunda-feira, 31, a vereadora Ana Genezini (PTB) anunciou que elaborará moção de apelo ao Congresso Nacional solicitando aprovação de matérias concernentes à reforma do pacto federativo.

O pacto federativo tem sido tema recorrente de Ana Genezini, que questiona o baixo repasse de recursos aos municípios, que são os principais entes arrecadadores. “Prepararei uma moção de apelo e quero a assinatura de todos os vereadores dessa casa, para dizer que Vinhedo aguarda a reforma do pacto federativo; devemos nos aprofundar nessa questão, o município produz sua riqueza, em seu território, e a grande parte disso vai para a União ou para o Estado, muito pouco do que arrecadamos volta ao município”.
  
O pacto federativo

O grande debate sobre o pacto federativo brasileiro corresponde à definição de competências tributárias dos entes da Federação e a relação da partilha da receita de tributos arrecadados por esses entes.


Dado o clamor dos estados e municípios por reformas, o Senado constituiu a Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo, responsável por apresentar e avaliar projetos visando alterações na liberdade orçamentária dos entes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo