Ana Genezini comenta projeto de Lei que pretende instituir dia 11 de fevereiro como data de fundação da Capela


Parlamentar destacou que o bairro da Capela já tem data de fundação definida na própria Lei que o criou, datada de 26 de outubro de 1965
Tramita na Câmara o projeto de Lei nº 04/2019, que objetiva declarar o dia 11 de fevereiro como o dia de fundação do bairro da Capela, o qual ganhou comentários da vereadora Ana Genezini (MDB) durante a 83ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 11.
Ao subir à tribuna da Casa de Leis, a vereadora relembrou que o PL nº 04, embora já tenha recebido parecer de constitucionalidade do jurídico da Câmara, e que certamente o é, passa a ser conflitante com a Lei Municipal nº 425/65, a qual cria o bairro da Capela, datada de 26 de outubro de 1965.
Embora tenha tido parecer favorável, entendo que não foi consultado os anais que são detentores dos atos oficiais do Município, a existência ou não de legislação municipal específica sobre a criação do bairro da Capela. O bairro foi criado por Lei Municipal, no dia 26 de outubro de 1965. Sendo assim, sou obrigada a discordar do PL nº 04, que em sua justificativa afirma erroneamente que o bairro não conta com data de surgimento, pois, como já afirmado, a data de fundação da Capela é a mesma da aprovação da Lei que veio a criar a localidade”, explicou Ana Genezini.
Embora criado oficialmente apenas em 1965, o bairro da Capela já era citado pela Lei nº 131/1953, que trata da criação da Vila Garcez.
O dia 11 de fevereiro é o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, oficialmente a padroeira do bairro da Capela, e por isso foi escolhida a data pelo autor do PL nº 04/2019, Edson PC (PDT), para ser definida como dia da fundação do bairro.
O dia 11 de fevereiro segue sendo comemorado no bairro da Capela como o dia de sua padroeira, um dia de comemoração de cunho religioso e muito respeitado, porém o bairro foi fundado em 26 de outubro de 1965. Caberá a Comissão de Justiça e Cidadania e ao Departamento Jurídico se manifestarem sobre a questão. Ressalto que meu posicionamento se dá exclusivamente ao conteúdo do projeto, e fazendo uso de minhas atribuições e minha responsabilidade como legisladora, apresento esses apontamentos”, concluiu.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo