Prefeito e vereadores acompanham andamento da obra do projeto ‘Quero Vida’


O prefeito Milton Serafim, acompanhado da secretária da Assistência Social e dos vereadores Ana Genezini e Adriano Corazzari (presidente do legislativo), acompanharam na tarde desta quarta-feira, dia 11, o andamento da construção do prédio que irá abrigar o projeto Quero Vida’, destinado ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade ou risco social e cujos membros da família não têm condições de prestar o atendimento necessário por estudarem ou trabalharem em período integral.
A obra está na fase de alvenaria. A próxima etapa é a colocação de ferragens na estrutura e laje. A previsão é que a obra seja concluída no início do segundo semestre.
O projeto ‘Quero Vida’ terá capacidade para abrigar 50 idosos.
Segundo o prefeito Milton Serafim, o projeto ‘Quero Vida’ será um local para os idosos permanecerem durante todo o dia. “O idoso será levado para o local no início da manhã, onde irá receber alimentação, cuidados médicos e carinho. Serão desenvolvidas atividades de recreação, esportivas e culturais no local e no final da tarde o idoso retorna para casa. Muitos idosos se sentem abandonados e isolados da sociedade por permanecerem sozinhos durante todo o dia. Este projeto está sendo implantado para amenizar esta situação. O foco desta administração é investir em projetos sociais, proporcionar lazer e cuidados para todas as pessoas, independente da idade, visando melhorar a qualidade de vida da nossa população”, explicou o prefeito Milton Serafim.
O serviço funcionará na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, ao lado do Centro Médico do Jardim São Matheus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e oferecerá durante todo o dia alimentação, higiene pessoal, lazer, cultura, esporte e recreação, proporcionando atendimento integral aos idosos.
Para o desenvolvimento de atividades eles receberão a orientação de ‘cuidadores’, profissionais que terão a função de prestar auxílio aos idosos (cargo que será criado pela Prefeitura com contratação por meio de concurso público), técnicos de enfermagem e enfermeiros. Durante a permanência no local, os usuários também receberão os medicamentos prescritos por seus médicos nos horários determinados.
Segundo a secretária da Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, além de diversas atividades de socialização com os idosos serão realizadas atividades educativas e de acompanhamento com as famílias dos usuários, como reuniões mensais, para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais. “Com o projeto ‘Quero Vida’ a Prefeitura vai oferecer mais um serviço para esta faixa etária. Muitos idosos acabam entrando em depressão por ficar muito tempo sozinho, tentamos com este projeto amenizar este problema. Queremos oferecer qualidade de vida aos idosos do nosso município, porque eles já trabalharam muito por nossa sociedade”, declarou a secretária.
A Prefeitura também irá disponibilizar transporte gratuito aos idosos que não tem condições de ir sozinho ao local ou que os membros da família não têm condições de transportá-los.

Localização estratégica
O local onde funcionará o projeto ‘Quero Vida’ foi escolhido tendo em vista a proximidade de vários serviços já oferecidos pela Prefeitura, como o Centro Médico (que oferece gratuitamente diversas especialidades médicas), Sede do Grupo Bem Viver (que propicia atividades aos idosos que favorecem o envelhecimento saudável), a Piscina Aquecida do Centro Aquático da Melhor Idade e a Quadra de Bocha, locais que poderão ser utilizados pelos usuários durante o dia.
A sede do projeto ‘Quero Vida’ também possui fácil acesso ao transporte coletivo, com ponto de ônibus instalado em frente, para facilitar o atendimento aos familiares.

Idosos do projeto ‘Quero Vida’
Para ingresso do idoso ao serviço, a Secretaria da Promoção e Assistência Social fará a inscrição das pessoas interessadas que se encaixam dentro dos critérios estabelecidos. Os idosos também passarão por avaliação de um médico geriátrico.

Estrutura
O projeto ‘Quero Vida’ terá recepção, sala de atendimento, cozinha, refeitório, sala administrativa, ambulatório, sala de TV, varanda com sala de jogos, sala de descanso masculina e feminina com camas e banheiros adaptados com chuveiros. Ao lado do prédio será feita uma área de lazer com bancos, cadeiras e mesas. O prédio está sendo construído com recursos do Governo Estadual.
O oferecimento dos serviços e a compra dos mobiliários são de responsabilidade da Prefeitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento