Representantes de loteamentos fechados recebem informações sobre processo de regularização


O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim e o presidente da Câmara Adriano Corazzari (PSB) reuniuram-se nesta segunda-feira (16), com aproximadamente 30 representantes dos loteamentos fechados do município para explicarem os procedimentos relacionados à solicitação de concessão de direito real de uso de áreas públicas, para futura regularização dos loteamentos fechados e das áreas públicas junto à Prefeitura. A reunião foi promovida em decorrência do Projeto de Lei Complementar nº 6, de 9 de maio de 2011, criado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara Municipal de Vinhedo, que dispõe sobre a regularização dos loteamentos fechados na cidade - resultando na Lei Complementar nº 098 de 2011, que alterou o Plano Diretor do Município.
Durante o encontro os participantes souberam mais informações sobre o projeto e conheceram a relação dos documentos necessários para solicitar a regularização, que inclui a ata da assembleia de autorização dos proprietários dos imóveis relacionados. “Antes de protocolar o pedido de regularização, os representantes dos loteamentos fechados deverão realizar uma assembleia, para apreciação de todos os proprietários envolvidos, e apresentar a proposta de pedido de concessão de direito real de uso à Prefeitura. Somente com a aprovação em assembleia será possível dar entrada no pedido de regularização”, explicou o prefeito Milton Serafim.
Poderão requerer a regularização os loteamentos fechados que tiveram suas aprovações até a data de publicação do Plano Diretor Participativo de Vinhedo. A Lei Complementar nº 098/2011 define que, após protocolar o pedido e atestadas a viabilidade e a legalidade dos documentos apresentados, os loteamentos aprovados deverão obedecer aos Termos de Concessão de Direito Real de Uso, que prevê a manutenção das áreas verdes contidas em seus limites, de acordo com legislação ambiental e urbanística vigente; e das áreas institucionais, cabendo aos beneficiados mantê-las conforme sua finalidade comunitária, em favor dos moradores do loteamento. “Cabe agora aos loteamentos optarem se desejam ou não aderir à lei. Os que quiserem, deverão se atentar as regras expostas”, lembrou Adriano Corazzari.
Após obter a concessão da Prefeitura, os loteamentos fechados deverão solicitar, via processo, a regularização das portarias existentes, que devem estar em acordo com a legislação vigente. A concessão de direito real de uso será onerosa e por tempo determinado, obedecendo obrigatoriamente ao Plano Diretor Municipal, ao Código de Obras e ao Código de Posturas. De acordo com as alterações do Plano Diretor, a Prefeitura continuará a ser responsável pela coleta seletiva e domiciliar e pela rede de água e esgoto dos loteamentos fechados. “É importante ressaltar que com a iniciativa conseguiremos economizar com a manutenção das áreas dos loteamentos fechados, transformando estes recursos em mais investimentos para toda cidade, principalmente nas áreas mais necessitadas”, destacou o prefeito Milton Serafim.
Assim que registrados, os pedidos serão enviados à apreciação do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e serão analisados caso a caso. “Fiscalizaremos o fiel cumprimento dos deveres impostos ao representante legal e previstos no termo de concessão de direito real de uso”, salientou o prefeito durante a reunião.
Ainda nesta oportunidade, os representantes dos loteamentos fechados puderam tirar suas dúvidas em relação ao projeto de lei complementar. Também estiveram no encontro o Secretário de Negócios Jurídicos, Dr. Elvis Tomé, o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, o Secretário de Governo, José Luis Bernegossi, e os vereadores Ana Genezini (PTB), Carlinhos Paffaro (PR), Donizete Lopes (PTB), Izael Viel (PR), Junior Vendemiatti (PPS), Márcio Melle (PSB) e Rubens Nunes (PR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo