Política de Controle e Proteção de Animais, proposta por Ana Genezini, já está em vigor



No dia 21 de agosto, durante a 151ª Sessão Ordinária, a Câmara de Vinhedo aprovou projeto de lei que trata da Política de Controle e Proteção dos Animais do município, com normas para defesa e controle das populações animais, bem como, controle das zoonoses e dos animais peçonhentos. Tal projeto, encaminhado pelo poder executivo, teve origem na indicação nº 920/2009 da vereadora Ana Genezini (PTB), e foi reiterada por quatro vezes até que se transformasse na lei hoje vigente. Ressalta-se que a minuta de projeto foi encaminhada à vereadora pela amiga Erconice Ramos Américo, cidadã participativa e responsável pela conquista alcançada.

Desde o início da atual legislatura a parlamentar buscava junto ao poder executivo elaborar uma política de Controle e Proteção de Animais no município, a fim de promover o desenvolvimento da saúde pública e da política ambiental vinhedense, e teve na aprovação do projeto de lei nº 34/2012 a conclusão desse trabalho.

“Desde que apresentei a minuta de projeto em forma de indicação, uma série de estudos foram realizados pela secretaria de Saúde a fim de aperfeiçoar o trabalho apresentado na Câmara e instituir política inédita no município”, relembra Ana Genezini.

Com dez folhas, a nova legislação estabelece uma série de regras para garantir os cuidados necessários com os animais do município, prevendo inclusive, a identificação e registro dos animais por meio de microchip; controle populacional por meio de esterilização cirúrgica; encaminhamento de animais abandonados; eutanásia em caso de enfermidades sem cura e após laudo veterinário; penalidades aos proprietários por maus tratos ou abandono, entre outras ações.

A política de controle dos animais também deverá integrar as ações que estão sendo feitas no município para esta área, culminando com a entrega do Departamento de Vigilância em Saúde que irá abrigar três setores da Secretaria de Saúde: a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária e o Centro de Controle de Zoonoses.

“A atenção dada pela Prefeitura ao projeto mostra o quanto a atual administração pública se preocupa com a qualidade dos serviços oferecidos à população, e também o respeito dispensado às iniciativas do poder legislativo, o que é fundamental para o desenvolvimento de Vinhedo”, concluiu a vereadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo