13.5.16

Prefeitura atende proposta de vereadores da base com descentralização de serviços na Capela


Procon, serviços de IPTU, PAT - Banco de Empregos, Protocolo entre outros estarão à disposição da comunidade em novo espaço de Atendimento Cidadão

Recentemente a Prefeitura de Vinhedo iniciou os trabalhos para abertura do “Atendimento Cidadão – A Prefeitura na Capela”, espaço que disponibilizará serviços municipais aos moradores da Capela. A descentralização de serviços oferecidos pela Prefeitura atende às indicações nº 770/2009 e nº 462/2015, de autoria dos vereadores Ana Genezini (PMDB) e Nil Ramos (PSDB), respectivamente.

A propositura da vereadora pedia a implantação do PROCON na região, enquanto a indicação de Nil Ramos solicitava a criação de “Atendimento Cidadão” exclusivo para a Capela.

Os vereadores Edu Gelmi (PMDB), Paulinho Palmeira (PV) e Rubens Nunes (PMDB) também já solicitavam a descentralização de serviços em pronunciamentos na tribuna da Câmara e em reuniões com o Executivo.

Localizado em frente ao Centro de Fisioterapia, na Rua Juliana Von Zuben Degelo, o espaço oferecerá atendimento prioritário aos moradores da Capela, em serviços executados pela Prefeitura de Vinhedo.

A vereadora Ana Genezini, autora da Indicação que propôs a criação de um Procon na Capela, enfatizou que o maior número de atendimentos no PROCON de Vinhedo é de moradores da região da Capela. “A falta de uma unidade Procon na Capela faz com que os consumidores tenham que se deslocar por conta própria até o Centro, tendo gastos com passagens ou combustível; um posto de atendimento no bairro contribuirá em muito com a população, principalmente com a economia de recursos”, explica a parlamentar.

“Indiquei a implantação de um posto de Atendimento ao Cidadão na Capela para permitir aos moradores do bairro um benefício, através do qual as pessoas não precisariam se deslocar até o centro da cidade toda vez que precisassem do atendimento, facilitando o dia a dia, economizando tempo e despesas com transporte”, explica o vereador Nil Ramos, autor da indicação que solicitou a instalação do Atendimento Cidadão na Capela.

O “Atendimento Cidadão – A Prefeitura na Capela” deve ser oficialmente inaugurada no mês de junho e oferecerá os seguintes serviços:

Central SIM – Emissão do Cartão Cidadão, inclusão e alteração do cadastro de pessoa no CTM, cadastro inclusão (pessoa com deficiência e mobilidade reduzida), realização do cadastro universitário (inscrição para transporte universitário gratuito), solicitação de internet gratuita, pré-matrícula (inscrição para creche na Rede Municipal de Educação), inscrição para o programa Quero Vida, recadastramento (esporte), Empresa Fácil;

Protocolo – Certidões, Declarações, Revisões, Isenções e demais serviços para abertura de processo administrativo na Prefeitura (incluindo poda de árvores, atendimentos do setor do Jurídico, Saúde, Habitação, enfim, todos os processos de tramitação nas secretarias municipais);

Fazenda – Emissão de boletos para pagamento de IPTU, ITBI, taxa de licença, alvará e ITBI, acordo de débitos inscritos em dívida ativa, abertura e cancelamento de inscrição municipal/Sistema Empresa Fácil, demais serviços relacionados a IPTU e ISSQN;

PAT – colocação/recolocação de profissionais no mercado de trabalho, emissão de Carteiras de Trabalho e ao encaminhamento do Seguro-Desemprego;

SETRANDES – Solicitação do cartão idoso e recurso de multas de trânsito;


PROCON – Atendimento referente às políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor, orientação e abertura de Carta de Informação Preliminar, quando necessário.

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