Ana Genezini propõe implantação de bibliotecas em todas as regiões do município
A vereadora Ana Genezini (PTB) apresentou na 139ª Sessão, indicação para implantação de um novo programa no município que pretende estimular a prática da leitura e difundir a cultura brasileira e universal entre os vinhedenses. A propositura sugere que a Prefeitura instale bibliotecas em todas as regiões do município, ou pelo menos em locais estratégicos que possam satisfazer a demanda de mais de um bairro, para livre acesso da população.
Intituladas como “O Olho do Saber”, as bibliotecas conteriam obras de literatura infantil e juvenil, da cultura brasileira e universal, periódicos, mapas, monografias, teses e dissertações, além de computadores para acesso livre à internet. Os munícipes realizariam um cadastro para utilização dos computadores disponíveis nas bibliotecas, com limite de uma hora, sendo possível agendar previamente o horário da visita à unidade para utilização do equipamento.
A propositura apresentada pela parlamentar foi inspirada no programa “Farol do Saber”, implantada em Curitiba, capital paranaense, pelo ex-prefeito Rafael Greca entre os anos de 1993 e 1996. As bibliotecas, com arquitetura inspirada no farol de Alexandria, funcionam como um portal das escolas municipais de Curitiba, e estão presentes em 54 bairros. O objetivo é oferecer leituras mais completas aos alunos, escapando do uso restrito de apostilas e outros materiais didáticos resumidos, comuns na grande maioria das escolas, tanto públicas quanto privadas.
“O acesso à educação e à cultura é um direito de todo cidadão, e Vinhedo precisa sempre buscar oferecer as melhores condições para seus moradores”, afirmou Ana Genezini.
Comentários
Postar um comentário