Vereadores destacam aquisição de brinquedos adaptados para instalação em praças do município
Recursos para compra dos equipamentos são provenientes de emenda impositiva
O vice-presidente da Câmara, Sandro Rebecca (PDT), a vereadora Ana Genezini (MDB) e o vereador Paulinho Palmeira (PV) comentam a recente aquisição de vinte brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A compra foi realizada com recursos proveniente de emenda impositiva, aprovada por unanimidade na Câmara de Vinhedo.
A importância do investimento já era tema de Ana Genezini e Paulinho Palmeira desde 2014, quando os parlamentares registraram a Indicação 656/2015 propondo a criação e instalação de parques infantis acessíveis para crianças com deficiência, nos mesmos moldes do projeto da AACD. “Os brinquedos que propusemos auxiliam a inclusão e o desenvolvimento lúdico”, explica Paulinho Palmeira.
A vereadora Ana Genezini solicita investimentos para acessibilidade em parques infantis desde 2005. Comprometida com a causa, assinou em 2018 junto com o vice-presidente da Câmara, vereador Sandro Rebecca, o Projeto de Lei 15/2018 – que trata da disponibilização de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais de lazer de Vinhedo.
A vereadora Ana Genezini explica que solicitou a instalação de “playgrounds infantis em escolas, parques, áreas de lazer, com brinquedos sempre seguindo as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.
A preocupação dos parlamentares resultou na elaboração de uma emenda impositiva, assinada por todos os vereadores da Câmara de Vinhedo, destinando R$ 120 mil no orçamento da Secretaria de Esportes e Lazer especialmente para criação de parques adaptados na Capela e Represa II.
Sandro Rebecca destaca a importância dos brinquedos adaptados em locais públicos para a inclusão da criança com deficiência: “estudos apontam que o ato de brincar traz uma série de benefícios às crianças, como melhora na saúde, desenvolvimento de laços afetivos, estímulo à criatividade, entre outros. Essa luta pela inclusão é da nossa comunidade e, como vereador, fico muito feliz vendo que as verbas destinadas pela Câmara estão sendo aplicadas”.
A previsão é que, tão logo sejam entregues, os brinquedos serão instalados no Centro de Lazer do Trabalhador da Capela (Praça Aurora Sudário), Represa II e Praça do Aquário. Foram adquiridos 5 balanços frontais, cinco balanços vai e vem, cinco gangorras e cinco brinquedos do tipo carrossel, todos inclusivos e adaptados para cadeirantes.
“O destaque é que os brinquedos não são exclusivos para as crianças PCD, mas sim inclusivos, onde todas poderão brincar juntas”, finaliza Sandro Rebecca.
Comentários
Postar um comentário