Vereadores destacam aquisição de brinquedos adaptados para instalação em praças do município

Recursos para compra dos equipamentos são provenientes de emenda impositiva


O vice-presidente da Câmara, Sandro Rebecca (PDT), a vereadora Ana Genezini (MDB) e o vereador Paulinho Palmeira (PV) comentam a recente aquisição de    vinte brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A compra foi realizada com recursos proveniente de emenda impositiva, aprovada por unanimidade na Câmara de Vinhedo.
A importância do investimento já era tema de Ana Genezini e Paulinho Palmeira desde 2014, quando os parlamentares registraram a Indicação 656/2015 propondo a criação e instalação de parques infantis acessíveis para crianças com deficiência, nos mesmos moldes do projeto da AACD. “Os brinquedos que propusemos auxiliam a inclusão e o desenvolvimento lúdico”, explica Paulinho Palmeira.
A vereadora Ana Genezini solicita investimentos para acessibilidade em parques infantis desde 2005. Comprometida com a causa, assinou em 2018 junto com o vice-presidente da Câmara, vereador Sandro Rebecca, o Projeto de Lei 15/2018 – que trata da disponibilização de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais de lazer de Vinhedo.
A vereadora Ana Genezini explica que solicitou a instalação de “playgrounds infantis em escolas, parques, áreas de lazer, com brinquedos sempre seguindo as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.
A preocupação dos parlamentares resultou na elaboração de uma emenda impositiva, assinada por todos os vereadores da Câmara de Vinhedo, destinando R$ 120 mil no orçamento da Secretaria de Esportes e Lazer especialmente para criação de parques adaptados na Capela e Represa II.
Sandro Rebecca destaca a importância dos brinquedos adaptados em locais públicos para a inclusão da criança com deficiência: “estudos apontam que o ato de brincar traz uma série de benefícios às crianças, como melhora na saúde, desenvolvimento de laços afetivos, estímulo à criatividade, entre outros. Essa luta pela inclusão é da nossa comunidade e, como vereador, fico muito feliz vendo que as verbas destinadas pela Câmara estão sendo aplicadas”.
A previsão é que, tão logo sejam entregues, os brinquedos serão instalados no Centro de Lazer do Trabalhador da Capela (Praça Aurora Sudário), Represa II e Praça do Aquário. Foram adquiridos 5 balanços frontais, cinco balanços vai e vem, cinco gangorras e cinco brinquedos do tipo carrossel, todos inclusivos e adaptados para cadeirantes.
“O destaque é que os brinquedos não são exclusivos para as crianças PCD, mas sim inclusivos, onde todas poderão brincar juntas”, finaliza Sandro Rebecca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo