Ana Genezini encaminha minuta de projeto à Prefeitura para inclusão do símbolo do autista em placas de atendimento preferencial


Minuta de projeto foi encaminhada na forma de Moção de Apelo
A Câmara de Vinhedo aprovou nessa segunda-feira, 03, a Moção de Apelo nº 01/2020, de autoria da vereadora Ana Genezini (MDB), que solicita à Prefeitura a elaboração e encaminhamento ao Legislativo de projeto de Lei tornando obrigatória a inclusão do símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em placas de atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados.
O pedido tem como base a Lei Federal nº 16.756, que institui a obrigação da inclusão do símbolo em nível nacional, porém carece de regulamentação em nosso município.
O símbolo é uma fita montada por um quebra cabeça, que representa a complexidade do autismo e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA. É usado para simbolizar a ideia de que pessoas autistas são difíceis de compreender, como um quebra-cabeça, e que a “cura” para o autismo é a peça que falta. A fita de conscientização, por sua vez, que também é utilizada por outras causas, mas em cores diferentes, é permeada de simbologia.

A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da consciência do autismo. Além de trazer o quebra cabeça, suas peças são em cores diferentes, e isso representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral. É usada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.

Esse é um pedido simples, mas de grande importância para a luta diária por inclusão. A adoção de novas placas para atendimento preferencial, com a inclusão do símbolo do autista, demonstrará o cuidado e respeito da municipalidade com as pessoas com TEA e seus familiares”, destacou a vereadora Ana Genezini (MDB).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo