Prefeitura realiza palestra gratuita com Içami Tiba para 500 educadores


Evento faz parte da proposta de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação estabelecida pelo prefeito Milton Serafim

“Na cidade que queremos, quem ensina também aprende”. Norteada por este propósito, a Prefeitura de Vinhedo, através da Secretaria de Educação, promoveu na noite da última segunda-feira, dia 16, uma palestra para os profissionais da Rede Municipal de Ensino com o renomado psiquiatra e educador Içami Tiba.

O evento, realizado no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, reuniu mais de 500 educadores da Rede Municipal, além de representantes das secretarias municipais, escolas particulares e Conselho Tutelar. A decisão de oferecer a palestra gratuitamente foi do prefeito Milton Serafim que desde o início de sua gestão estabeleceu a formação continuada dos professores da Rede Municipal como uma das prioridades do governo. Içami Tiba, que é uma das referências em Educação no País, ministrou palestra com o tema: Ensinar Aprendendo: Novo Paradigma da Educação.

O prefeito Milton Serafim prestigiou a palestra, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim bem como o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, acompanhado de sua esposa, Jaqueline Cruz, e a diretora de Educação, Marilene Pisoni Mayr.

O prefeito Milton Serafim reiterou aos presentes que um dos seus principais compromissos é promover a formação continuada em todos os setores, especialmente na Educação.

“Não pensei duas vezes quando o Jaime demonstrou o interesse em trazer o Içami Tiba para Vinhedo. Nossos professores trabalham arduamente, arregaçam as mangas para melhorar a nossa educação, e merecem adquirir conhecimento ouvindo profissionais gabaritados como ele. Na cidade que queremos, investimos no ser humano, os professores aprendem sempre para poder ensinar nossas crianças com cada vez mais qualidade”, enfatizou o prefeito.

O secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, frisou a importância nacional e internacional do psiquiatra na área da pesquisa na Educação. “Somos discípulos de Içami e nossa proposta com essa palestra é proporcionar um novo olhar para o educador diante dos desafios dos dias atuais. Pois o prefeito Milton Serafim e a Secretaria de Educação podem traçar excelentes planos, mas dependemos de vocês para colocá-los em prática em busca de uma sociedade com cidadãos mais bem preparados para o futuro”.

Pelo Legislativo, esteve presente o presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Fróis (Cidinho) e os vereadores Ana Genezini e Carlinhos Páffaro

O presidente do Poder Legislativo de Vinhedo, Geraldo Fróis, teceu elogios à iniciativa da Prefeitura. “Estou certo de que palestras deste nível farão com que a Educação em Vinhedo, que já é muito boa, seja melhor no futuro. Em nome do Legislativo, gostaria de destacar o envolvimento da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Vinhedo para que isso acontecesse”, afirmou Cidinho.

Estiveram presentes ainda representando o Poder Executivo o secretário de Governo, Mário Pazinatto, o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Márcio Campos (Balu), o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim (Canjica), o diretor da Sanebavi, Carlos Carlette e o secretário de Promoção e Assistência Social, José Luis Bernegossi, e o diretor de Esportes, Rogério Levy.



Mais sobre Içami Tiba

O psiquiatra, que já publicou quase 30 livros, destaca que é importante discutir a educação com os professores, pois pesquisas mostram que o corpo docente pode fazer muita diferença. “Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação em 2005, desfazem inúmeros pré-conceitos sobre as características das melhores escolas brasileiras. Muitas são as surpresas: grandes nomes, tamanho de escolas, sistemas de ensino etc. O que não nos surpreende, porém, é a prova empírica de que o corpo docente é que faz a diferença. A preparação intelectual do professor, através de pós-graduações, mestrados e doutorados, tem relação direta com o ranking das melhores escolas do país. Esse fato, entretanto, não pode ser encarado de forma isolada, mas sim como estopim de um círculo virtuoso: bons professores- melhor ensino- maior vontade de aprender dos alunos- melhores mestres (alunos)- melhores professores”, argumenta Içami.



Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo