Ana Genezini contabiliza balanço positivo no “Outubro Rosa” e reitera indicações para o gênero



Na última sessão do mês de outubro, realizada no dia 30, a vereadora e 1ª secretária da Câmara, Ana Genezini (PTB) fez um balanço das ações realizadas durante todo o mês em alusão ao projeto “Outubro Rosa”, uma iniciativa do seu mandato que buscou informar a população sobre o câncer de mama, sintomas, tratamentos e, principalmente, a importância do diagnóstico precoce para a cura.

“Eu acredito que foram muito positivas essas ações que realizamos nesse mês, ganhamos bastante visibilidade, trouxemos especialistas para debater o assunto, a Prefeitura foi parceira e promoveu um mutirão de exames, iluminou o prédio do Memorial do Imigrante com a cor rosa; então estou muito satisfeita e esta é a primeira campanha de muitas outras que virão”, destacou a vereadora.

Além de apresentar vídeos explicativos durante as sessões do mês de outubro, Ana Genezini foi a responsável pela vinda de profissionais do Instituto do Câncer de São Paulo que promoveram palestra explicativa no Ceprovi, logo no início do mês. A Câmara e a Prefeitura abraçaram a causa e promoveram campanhas específicas para cada órgão, bem como, a Secretaria de Saúde promoveu eventos em toda a cidade, visando disseminar as informações.

Antes do encerramento do mês a vereadora aproveitou a oportunidade para reiterar algumas indicações para as mulheres, que assim como Outubro Rosa, tem o objetivo de oferecer mais qualidade de vida e saúde ao gênero.

Exemplo dessas reiterações é a moção de nº 146/2012 aprovada ainda em setembro que apela ao presidente da Câmara dos Deputados e líderes dos partidos políticos, a aprovação de projeto de lei de autoria da Senadora Ideli Salvatti, para garantir o fornecimento de vacinação contra a HPV à população.

Segundo explicou a vereadora em sua propositura, embora a ANVISA tenha aprovado o uso da vacina contra o HPV para homens e mulheres com idade entre 9 e 26 anos, a imunização não sai por menos de R$ 1 mil, sendo que cada dose tem um custo de cerca de R$ 300, sendo necessária três aplicações. “Apesar de sabermos que a saúde não tem preço, infelizmente muitas pessoas em nosso país mal têm acesso aos serviços básicos de saúde, quanto mais a um medicamento tão caro. O ideal seria que o governo disponibilizasse a vacina de forma gratuita, para tentar agilizar o processo encaminhei ao Prefeito Milton Serafim pedido para que o Município possa disponibilizar a vacina à toda nossa população”, explicou Ana Genezini.

A obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama pelo SUS em caso de mutilação decorrente do tratamento de câncer também foi pauta de moção de apelo destinada ao Senado Federal. A vereadora Ana Genezini solicita aos senadores que seja aprovado projeto de lei de autoria da deputada Rebecca Garcia que trata dessa questão. “Realizada no tratamento de alguns tipos de câncer, a retirada da mama afeta a autoestima da mulher, sendo, portanto, parte integrante do tratamento. É por isso que apoiamos esse projeto da senadora que prevê essa reconstrução de mama via SUS e requeremos urgência na apreciação e votação do projeto”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo