Ana Genezini apresenta mais uma medida para incentivar o uso das sacolas ecológicas


A vereadora Ana Genezini (PTB) apresentou na última sessão do legislativo, 10, mais um projeto que pretende incentivar o uso de sacolas retornáveis. Desta vez pretende criar medida que obriga os estabelecimentos comerciais do município a dar prioridade de atendimento aos clientes que estejam utilizando sacolas ecológicas. Segundo a indicação, que foi encaminhada ao Executivo através de minuta de projeto, entende-se por sacolas ecológicas aquelas confeccionadas com tecidos, lona, material reciclável ou qualquer material que possa ser de uso contínuo.
Se aprovada, a lei exigirá que estabelecimentos com mais de quatro caixas disponibilizem a preferência para clientes com a sacola ecológica, sendo que nestes caixas será proibida a disponibilização de sacolas plásticas comuns. Os estabelecimentos poderão disponibilizar caixas de papelão para transporte das mercadorias como alternativa às sacolas. A propositura continua garantindo, no entanto, a preferência de gestantes, idosos, pessoas com deficiência e portando crianças de colo.
Ana Genezini lembrou o impacto ambiental causado por sacolinhas de plástico. “As sacolas de plásticos demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto.” A vereadora conclui que esta medida pode representar um grande passo para Vinhedo em direção à sustentabilidade ambiental.

Comentários

  1. Gostei desse projeto por ser diferente de outros já propostos.Eu faço sacolas retornáveis de tecido reciclado de garrafas plásticas, desde 2008 e esbarro em muitas dificuldades. Uma delas é no caso de lojistas e supermercados não doarem as sacolas retornáveis pelo custo que é mais elevado do que a sacolinha plástica.Assim mesmo, tem sacolasque custam um pouco mais de 1 real. Mas para isso se faz campanhas de incentivo,seja numa determinada data ou evento a doação ou até a venda das sacolas ecológicas.È preciso ter consciência de que somos nós os únicos responsáveis pelas tragédias ambientais. É preciso mudança de hábitos.Uma pesquisa feita no litoral de SP constatou que mesmo as pessoas que possuem sacolas retornáveis, esquecem de leva-las em suas compras, pelo fato de não terem o hábito de carregá-las. Eu carrego uma dentro da minha bolsa e várias no porta mala. Nesses anos em que deixamos de utilizar a sacolinha plástica pudemos ver a redução do volume do nosso lixo. Muitas pessoas me falam:onde colocar o lixo doméstico que descartamos nas sacolinhas? Outra mudança de hábito. Pela manhã recolho o material em 3 sacos de lixo biodegradáveis. Um para restos de alimentos. Outro para plásticos, vidros, isopor e outro para o lixo do banheiro. Requer apenas boa vontade e atitude. Parabéns pela tua iniciativa. Que seja mais uma forma de conscientização ambiental.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento