Ana Genezini indica incentivo à prática de pesca esportiva na Represa I


A vereadora Ana Genezini (PTB) indicou para a primeira sessão de 2011 a restruturação da Represa I com a inclusão de infraestrutura para a prática de pesca esportiva. Genezini afirmou que muitos vinhedenses praticam a pescaria como lazer ou forma de esporte e acrescentou que, embora o município possua alguns pesqueiros, é importante que a administração pública da cidade proporcione mais essa opção de esporte e entretenimento à população.
Para tratar deste assunto, Ana Genezini se reuniu na última segunda feira, 7, com o superintendente da Sanebavi, Odair Fernando Seraphim (Canjica) uma vez que a autarquia municipal já está desenvolvendo projeto para investimentos neste local, que irá contemplar ciclovia, pista de corrida, aparelhos de ginástica, quiosque, parque infantil e iluminação. Conforme destacou a vereadora “são muitos os vinhedenses que utilizam o local diariamente para a prática de atividades físicas e de lazer, e que, portanto, mais essa forma de diversão poderia ser propiciada, de forma regrada e sem ônus ao meio ambiente”.
Além da implantação da pesca esportiva – que deverá ser realizada em períodos determinados e regulamentados pela secretaria - Genezini solicitou estudos também para a instalação de brinquedos adaptados a pessoas com deficiência no parque infantil, uma antiga reivindicação da parlamentar em todos os playgrounds do município. As ideias e sugestões foram muito bem aceitas pelo superintendente que se comprometeu em verificar a viabilidade de complementação de tais sugestões no projeto.
A vereadora considera que a propositura é também um incentivo ao convívio com a natureza e hábitos saudáveis. “A pesca esportiva transmite a noção de respeito com a natureza e uma relação de convívio saudável, valorização e preservação de recursos”, explicou. Genezini também garantiu que o esporte aflora o sentimento de preservação do patrimônio. “Se a pessoa tem a chance de praticar um esporte e conviver num ambiente bem cuidado, dificilmente irá depredar o que foi conquistado para todos”, concluiu.

Represa II
Propiciar mais atrações aos municípes que frequentam a Represa II também foi pedido realizado pela vereadora Ana Genezini, desta vez ao secretário de Esportes e Lazer Gustavo Zampieri (Tubarão). Segundo o secretário, um investimento muito importante no setor já começou a ser posto em prática, já que a secretaria vem realizando melhorias em toda a Represa II para reativar as atividades como pedalinhos, passeios de lancha e outras para trazer mais diversão a um dos cartões postais de Vinhedo.
O secretário informou ainda que campeonatos, eventos culturais e demais atividades estão em estudo para levar mais pessoas aos atrativos turísticos da cidade. Por este motivo, a temporada da pesca somente será permitida em dias determinados para não prejudicar as atividades aquáticas.
Ainda sobre a pesca, Zampieri ressaltou que a Prefeitura está realizando um cadastro dos interessados já que é imprescindível o seguimento de algumas regras para o bom convívio entre os pescadores, como o respeito às datas do calendário e ao horário liberado para a atividade (das 7h às 18h); manter o local de pesca limpo; soltar sempre que pescar algum peixe da espécie Black Bess, além de outras determinações que visam o aproveitamento pleno da represa por todos os participantes e da preservação dos recursos naturais e dos animais. “Havendo interesse, os pescadores podem se reunir e montar uma associação, para assim promover encontros, formalizar regras e discutir demais especificidades do esporte, já que a atividade é bem popular no município”, sugeriu Ana Genezini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo