Vereadores vivenciam “Passeio Rural” de Vinhedo e se encantam com atrativos




Do bagaço de cana à colheita de uva e milho, entre trilhas a pé, de troller, cavalgadas e, claro, as delícias do café colonial, cachaças, sucos e vinhos produzidos em Vinhedo. Tudo isso e mais um pouco foi conhecido por uma comitiva de autoridades, na quarta-feira, 9, composta pelo prefeito Milton Serafim, presidente da Câmara Adriano Corazzari (PSB) e vereadores Ana Genezini (PTB), Márcio Melle (PSB) e Júnior Vendemiatti (PPS), além de secretários municipais no passeio aos atrativos rurais da cidade, roteiro desenvolvido pelo projeto “Colhendo Frutos com Vinhedo” desenvolvido em parceria com o SEBRAE, Secretaria Municipal de Turismo e receptivo Nostro Canto Turismo.
“Vamos imaginar que vocês são visitantes de Vinhedo”, iniciou a turismóloga e guia turística Neusa Paes de Barros antes do embarque das autoridades. Aliando aspectos históricos, curiosidades, lendas e muito bom humor a comitiva foi levada a oito atrativos entre adegas, restaurantes, sítios e alambiques, que embora muitos desconheçam, estão situados no município e são responsáveis em encantar dezenas de visitantes aos finais de semana, impulsionados pelo Circuito das Frutas e pelas beldades de Vinhedo.
Dados do último semestre captados pelo receptivo turístico, revelam que mais de 4 mil visitantes estiveram em propriedades rurais e adegas da cidade, movimentando o comércio e trazendo renda à cidade. “Essa visita é uma vitória para o turismo vinhedense. Esses pontos turísticos estão belíssimos, com infraestrutura para atender bem os vinhedenses e os visitantes de outras regiões que queiram vir para cá, prova de que a nossa cidade tem muito potencial para atrair turistas”, declarou o prefeito.
Para o presidente da Câmara, que é um assíduo frequentador das reuniões do Conselho de Turismo e um dos responsáveis pela iniciativa de reativar o Conselho Municipal de Turismo, o passeio demonstra o potencial turístico que a cidade tem e o quanto está se trilhando para aproveitar tudo o que o turismo tem a oferecer. “A Câmara Municipal não só parabeniza, como apóia e se coloca a disposição para contribuir com todo o segmento. Contem conosco”, reforçou Corazzari.

Destinos
O primeiro destino foi o “Sítio Frediani” situado às margens da Rodovia Bandeirantes aonde as autoridades puderam conhecer 12 hectares envoltos a muita natureza, animais e apreciar um delicioso café colonial, com bolos, sucos, doces e geléias típicas com ingredientes produzidos na propriedade. O local regularmente recebe um número expressivo de visitantes para tomar um café da manhã ou chá da tarde. Em seguida, dois locais destinados as especialidades etílicas: Adega Della Bruna e o Alambique Andretta (antiga Cachaçaria Alambique), ambos especializados em cachaças e licores, comercializados a partir de R$ 5. “Estou muito surpresa e feliz com o que estou vendo. Sendo vinhedense “nata” eu ainda não tinha tido o privilégio de estar em lugares tão enraizados em nossa história. É preciso urgente que se crie um projeto para que todos os vinhedenses possam ter acesso a esse maravilhoso roteiro turístico rural”, disse Ana Genezini.
O almoço foi servido na Cantina e Adega Azzolin e contou com uma aula-exposição sobre os vinhos produzidos na cidade, ministrada por Ricardo Azzolin, integrante da Coopervinho Paulista. Além dos vinhos, o local é especializado em massas; algumas elaboradas especialmente para o roteiro. Logo em seguida as autoridades foram levadas a Adega Ferragut para conhecer os processos que culminam com a produção artesanal do suco de uva 100% natural, sem conservantes e açúcar, bem como as especialidades de vinho produzidas pela família, uma das adegas mais visitadas por turistas e uma das pioneiras a se adequar as orientações do SEBRAE.
O Empório, Restaurante e Enoteca Via Uno foi o próximo local a receber a comitiva. Embora esteja há dois anos na cidade, poucos são os clientes de Vinhedo que o frequentam, segundo o proprietário. “Acho muito interessante porque têm lugares que eu não conheço. Já estou fazendo propaganda desse roteiro porque quero que essa atividade cresça. Não é preciso buscar atrações fora da cidade, Vinhedo tem muito que mostrar. Estão todos de parabéns”, declarou Márcio Melle.
O Rancho Ferragut, mais conhecido como Cocheira do Zé Hélio também está inserido no roteiro e por isso, recebeu as autoridades que aproveitaram a passagem para andar a cavalo. Segundo a guia, o passeio a cavalo é bastante procurado por turistas. O passeio de 60 minutos é oferecido por R$ 20.
Por fim o último local a ser visitado pelo prefeito, vereadores e secretários foi o Sítio Morada do Sol que propicia além do turismo rural o ecoturismo, localizado nas proximidades da Caixa D’Água, onde aos domingos é servido um café da manhã colonial, ao som de moda de viola, chorinho e em meio a muita natureza e ar livre. Serestas, almoços especiais e happy hours são realizados com agendamento para um grupo de no mínimo 20 pessoas. “O passeio mostrou a potencialidade do município com relação ao turismo rural. Fiquei surpreso com a qualidade do atendimento. Podemos receber quem quer que seja que estamos preparados. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente aqueles que estão há anos trabalhando para que esse roteiro se tornasse realidade", elogiou Júnior Vendemiatti.

Projeto
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, a ideia da parceria com o SEBRAE surgiu em 2009 e foi estendida a todas as cidades que fazem parte do Circuito das Frutas – Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Na ocasião, técnicos do órgão visitaram todos os pontos com potencial turístico da cidade (adegas, restaurantes, alambiques, hotéis, pousadas e sítios) e sugeriram algumas adaptações aos proprietários para que pudessem receber turistas. Muitos locais já estão totalmente adequados, enquanto outros estão em fase de reestruturação.
A intenção da secretaria agora com a finalização do folder contendo sugestão de percursos, é o de sinalizar melhor estes locais e divulgar os atrativos aos vinhedenses para que conheçam as atrações do município, além dos característicos pontos turísticos como Portal, Memorial do Imigrante, Cristo Redentor, Praças, Igrejas, Mosteiro e parques, para, posteriormente levar esses roteiros a outras regiões.
Na visita o prefeito Milton Serafim aproveitou para anunciar que outros atrativos turísticos estão em estudo pela admistração, para incrementar ainda mais o setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini pede flexibilização para abertura do comércio e apoio para famílias carentes

Ana Genezini sugere instalação de bebedouros em diferentes pontos da cidade