Câmara de Vinhedo recebe aprendizes do Instituto Itacolomi em visita monitorada

Jovens atendidos pelo Instituto conheceram o Legislativo Municipal, o trabalho dos vereadores e a estrutura administrativa da Casa de Leis vinhedense

O presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, vereador Nil Ramos (PSDB), a vice-presidente Ana Genezini (PMDB), e o vereador Paulinho Palmeira (PV) receberam nesta quarta-feira, 12, a visita de alunos do Instituto de Apoio Social de Vinhedo – Itacolomi. Cerca de 30 jovens foram recebidos e realizaram visita monitorada à Casa de Leis vinhedense. De caráter educacional, a ação foi proposta pela diretoria do Itacolomi, visando a aproximação dos jovens com os Poderes instituídos.

Acompanhados pela coordenadora Amanda Salomão e pela educadora Daniela Matheus, os jovens puderam compreender conteúdos de cidadania, administração e gestão pública. “A proposta é que os aprendizes conheçam o papel de cada um dos Três Poderes na prática, uma vez que o tema já foi estudado no âmbito de cidadania e política em sala de aula”, explicou Amanda Salomão.

Divididos em grupos, os jovens realizaram as visitas em dois períodos - uma pela manhã e outra na parte da tarde. Nos dois períodos a explanação foi realizada pelo próprio presidente Nil Ramos, que explicou o papel do Poder Legislativo, a importância da política, as funções de cada um dos Poderes Públicos, o trabalho do vereador e os instrumentos de trabalho disponíveis no Legislativo Municipal. Em uma breve dinâmica, os alunos puderam tomar assento nas cadeiras do plenário e fazer uso da tribuna.

O encontro terminou com uma visita pelas dependências da Câmara Municipal, através da qual os aprendizes compreenderam a organização administrativa da entidade e a tramitação de toda a documentação.

Nil Ramos respondeu várias perguntas feitas pelos jovens e ressaltou a importância dos estudos e do interesse por política: “Eu não imaginei que um dia estaria ocupando a cadeira de presidente da Câmara e, assim como aconteceu comigo, isso pode ser uma realidade para cada um de vocês. A política tem a função de organizar a sociedade e fazer o bem. Participem, fiscalizem e façam  sua parte como cidadãos”.


Todos os jovens aprendizes receberam exemplares da Lei Orgânica Municipal de Vinhedo e foram convidados a navegar no website da Câmara e pesquisar o Portal Transparência da Casa de Leis de Vinhedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini

Melhorias no Centro de Lazer Aurora Sudário são temas de reiterações da vereadora Ana Genezini