A Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso – realizou nesta quarta-feira, 10 de agosto, a primeira edição da Conferência Municipal do Idoso. Promovido no auditório do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto, no Jardim São Matheus, o evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas e debateu aspectos relacionados ao tema: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.

Presente e integrante da mesa principal da realização, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, reforçou para os presentes a importância do evento e sua satisfação em participar da primeira conferência destinada especialmente às pessoas com mais de 60 anos. “Debater, de forma conjunta e participativa, as iniciativas já existentes aos idosos e propor a criação de novos projetos que os beneficiem é, sem dúvida, uma excelente forma de valorizá-los e de respeitar o seu direto à qualidade de vida”, enfatizou.

Durante a conferência o prefeito também comentou sobre os diversos investimentos da Prefeitura voltados a este público, incluindo as atividades ofertadas por meio do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculo de Idosos, o Grupo Bem Viver, e por meio da construção do projeto “Quero Vida”, que atenderá munícipes com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social e que as famílias não podem oferecer o atendimento que precisam nos períodos da manhã e tarde. “Continuaremos sempre a prezar pelo bem-estar dos idosos, pois a nossa cidade tem grande apreço por esta parcela da população, que em tanto colabora ao desenvolvimento municipal”, afirmou.

Também integrante da mesa principal, a secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, destacou ainda que a administração municipal não mede esforços para oferecer estrutura e serviços de qualidade aos idosos em Vinhedo e que a conferência é uma importante celebração democrática, que possibilita avançar e criar ainda mais iniciativas e projetos que beneficiem constantemente este público. “Objetivamos sempre oferecer o melhor e, para tanto, este momento é fundamental, pois nos ajuda a ouvir os principais beneficiados e a promover políticas públicas cada vez mais efetivas”, disse.

Já a presidente do Conselho, Aparecida Gloreti Pedro, e a vereadora Ana Genezini, que representou o presidente do legislativo vinhedense, Adriano Corazzari, no evento; também integrantes da mesa, salientaram a sensibilidade e disposição do executivo em conhecer ainda mais os anseios dos idosos por meio do debate democrático. Além das autoridades que formaram a mesa principal da Conferência, participaram do evento o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, o secretário de Governo, José Luis Bernegossi, os vereadores Márcio Melle e Júnior Vendemiatti, representantes de entidades assistenciais, usuários dos serviços aos idosos e sociedade civil.

Propostas e eleição dos delegados



Após a abertura da conferência foi realizada a leitura do regimento interno e formados os grupos de debate dos temas relevantes ao público-alvo, tais como assistência social, violência contra o idoso, habitação, esportes e lazer, cultura e turismo, educação, saúde e integração dos Conselhos.

Com a apresentação e discussão das ideias, foram feitas as deliberações e aprovação das propostas sugeridas. Entre as aprovadas, destaque às ações promovidas conjuntamente pelas diferentes secretarias municipais, o estímulo à firmação de convênios com instituições de longa permanência para idosos, a implementação de mais projetos direcionados às famílias, que reforcem o fortalecimento de seu papel cuidador; a ampliação dos investimentos em capacitação profissional, a fim de melhorar continuamente o atendimento à pessoa idosa; e a realização de encontros periódicos para organização de mais atividades socioculturais e esportivas para este público.

Além das propostas acima, também foram aprovadas no quadro geral da conferência o levantamento e diagnóstico de possível demanda à educação e criação de aulas de informática à terceira idade. Ainda foram discutidas metas à prevenção e melhoria no atendimento em saúde mental e a priorização no pronto-atendimento e no agendamento de consultas e exames aos idosos. “A humanização do atendimento, a intensificação de campanhas de prevenção e detecção precoce dos principais problemas de saúde e a intensificação da participação dos idosos nos conselhos também estiveram entre os assuntos debatidos e aprovados”, comentou a secretária da pasta.

No encerramento da conferência aconteceu a eleição dos delegados que representarão a cidade nas edições estadual e federal do encontro, previstos para serem realizados nos próximos meses. Nesta oportunidade, foram eleitos como titulares Maria Regina Guedes Mendonça, representando o poder público, e José de Oliveira Barbosa, representando a sociedade civil. Os delegados terão como suplentes Antonio Clemente, do poder público, e Roseli Aparecida Afonso Custódio, da sociedade civil. Agora, eles serão os responsáveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento