Ana Genezini apresenta projeto de combate às doenças endêmicas


Especialistas afirmam que o combate a doenças como a Dengue depende diretamente de ações da população ao prevenir a reprodução de seu mosquito transmissor. Ciente disto, a vereadora Ana Genezini (PTB) apresentou na última terça-feira, 11, minuta de projeto solicitando a criação de programa para informar e prevenir as doenças desta natureza.
Denominado “Estratégia de Combate às Doenças Endêmicas no Município com Participação Comunitária” o programa sugere que o Poder Executivo incentive, capacite e credencie moradores voluntários para agir em grupos de combate à transmissão de diversas doenças endêmicas, ou seja, que ocorrem em determinada região e são de difícil erradicação porque geralmente são causadas por vetores externos, como a Dengue, por exemplo.
De acordo com a proposta, os grupos terão liberdade para organizar os trabalhos como desejarem obedecendo apenas às determinações das autoridades sanitárias municipais. Para o encaminhamento eficiente das determinações contidas na proposta, ela também permite a realização de parcerias público-privadas e ampla divulgação das ações, a fim de educar a população e também despertar o interesse de cada vez mais cidadãos.
Ana Genezini explica que a conscientização de toda uma população vem através de um processo lento e um projeto como esse deve ser posto em prática o mais rápido possível. “A conscientização deve ser duradoura e permanente. Não adianta lançar campanhas apenas na época de chuvas, quando os casos tendem a aumentar e as epidemias já estão instaladas. As ações de combate ao foco do mosquito devem ser mantidas durante todo o ano, em todas as regiões”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini pede flexibilização para abertura do comércio e apoio para famílias carentes

Ana Genezini sugere instalação de bebedouros em diferentes pontos da cidade