Inclusão de vacina contra HPV motiva Ana Genezini a enviar Moção de Aplausos ao Ministério da Saúde

Desde 2012 a vereadora acompanha o processo que culminou com envio de Moção de Apelo à Câmara dos Deputados pedindo à época, a aprovação dos projetos

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), começa a ser incorporada ao calendário nacional de imunização do SUS à partir deste ano. A informação motivou a vereadora Ana Genezini (PTB) a encaminhar Moção de Aplausos ao Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde Vinhedo. A propositura será votada na sessão legislativa, do próximo dia 17.

O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.

A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março, para vacinação de meninas de 11 a 13 anos. Em 2015 a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos de idade.

A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Ana Genezini disse estar satisfeita em saber que Vinhedo está incluso no quadro de cidades que irão receber a vacina. “Nosso querido município receberá  aproximadamente mil doses, correspondentes ao número de adolescentes nessa faixa etária. Todos os postos de saúde com sala de vacina, estarão procedendo a vacinação”, disse.

A parlamentar também destacou que a Secretaria da Saúde irá trabalhar  em parceria com a Secretaria de Educação para promover a divulgação da vacina e sua importância.


Câmara dos Deputados


Desde 2012, Ana Genezini demonstra grande interesse pelo assunto. Ela é autora da Moção de Apelo 146/2012, enviada à Câmara dos Deputados, em que solicitava a aprovação dos Projetos de Lei que garante o oferecimento de vacinação antipapilomavírus humano (HPV) gratuitamente à população. “Como apelamos à Câmara dos Deputados para a aprovação dos projetos, é justo agora agradecer a ação  feita a favor das nossas adolescentes na luta contra o câncer de colo de útero”, declarou a vereadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo