Inclusão de vacina contra HPV motiva Ana Genezini a enviar Moção de Aplausos ao Ministério da Saúde

Desde 2012 a vereadora acompanha o processo que culminou com envio de Moção de Apelo à Câmara dos Deputados pedindo à época, a aprovação dos projetos

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), começa a ser incorporada ao calendário nacional de imunização do SUS à partir deste ano. A informação motivou a vereadora Ana Genezini (PTB) a encaminhar Moção de Aplausos ao Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde Vinhedo. A propositura será votada na sessão legislativa, do próximo dia 17.

O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.

A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março, para vacinação de meninas de 11 a 13 anos. Em 2015 a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos de idade.

A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Ana Genezini disse estar satisfeita em saber que Vinhedo está incluso no quadro de cidades que irão receber a vacina. “Nosso querido município receberá  aproximadamente mil doses, correspondentes ao número de adolescentes nessa faixa etária. Todos os postos de saúde com sala de vacina, estarão procedendo a vacinação”, disse.

A parlamentar também destacou que a Secretaria da Saúde irá trabalhar  em parceria com a Secretaria de Educação para promover a divulgação da vacina e sua importância.


Câmara dos Deputados


Desde 2012, Ana Genezini demonstra grande interesse pelo assunto. Ela é autora da Moção de Apelo 146/2012, enviada à Câmara dos Deputados, em que solicitava a aprovação dos Projetos de Lei que garante o oferecimento de vacinação antipapilomavírus humano (HPV) gratuitamente à população. “Como apelamos à Câmara dos Deputados para a aprovação dos projetos, é justo agora agradecer a ação  feita a favor das nossas adolescentes na luta contra o câncer de colo de útero”, declarou a vereadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini pede flexibilização para abertura do comércio e apoio para famílias carentes

Ana Genezini sugere instalação de bebedouros em diferentes pontos da cidade