Procon Digital é pedido de Ana Genezini


A vereadora Ana Genezini (PTB) reiterou nesta terça-feira, 19, uma Indicação ao Executivo, para criação do “Procon Digital”, site com a mesma finalidade do Órgão de Proteção ao Consumidor para registros de queixas e reclamações dos consumidores que se sentirem lesados entre relações de consumo.
De acordo com a justificativa da indicação, a vantagem do site é reduzir o número de atendimentos pessoais realizados diariamente pelo órgão, facilitando a vida de municípes. “Muitas vezes as pessoas deixam de registrar sua queixa porque não têm tempo livre de ir ao órgão. Com o Procon Digital basta que o usuário tenha acesso à Internet, com isso diminui-se filas e o tempo de espera das pessoas que preferem ir pessoalmente ao prédio do órgão de defesa do consumidor”, explicou a vereadora.
Ana Genezini ainda citou como exemplo a cidade de Campinas, primeiro órgão do Brasil a implantar um sistema virtual de registro de reclamações. Segundo ela, o trâmite é bem simples, iniciando com um cadastro prévio no site, para liberação de senha. Após a liberação é possível realizar todas as operações via internet. Documentos comprobatórios como contratos, recibos, notas fiscais, dentre outros, deverão ser digitalizados pelo consumidor e anexados ao e-mail para serem juntados ao processo. “Assim que a reclamação é finalizada a empresa reclamada recebe notificação para apresentar a proposta de solução amigável. A empresa também pode acessar o sistema para encaminhar respostas. É muito mais ágil”, lembrou a vereadora.
Para Ana Genezini a ideia será de grande utilidade para o município. “O Prefeito Milton Serafim vem realizando investimentos no avanço tecnológico e já disponibilizou a abertura de empresas e expedição de alvará de funcionamento pela internet, tudo para garantir qualidade e agilidade nos serviços públicos. A ideia do Procon Digital deve ser avaliada como mais uma ferramenta dentro do projeto SIM - Soluções Integradas Municipais, visando complementar as melhorias na área das novas tecnologias”, reforçou Ana Genezini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento