Ana Genezini sugere implantação de corais em toda Rede Municipal de Ensino



Na última semana, a vereadora e 1ª secretária da mesa diretiva da Câmara, Ana Genezini (PTB), apresentou ao Executivo uma indicação sugerindo a implantação de corais em todas as escolas públicas municipais.

O objetivo, segundo a parlamentar, é fazer com que as crianças desenvolvam uma relação mais positiva com o ambiente de estudo, revelando talentos, dons e interesses. “Considerando que a Secretaria de Educação lançou recentemente um projeto de dança nas escolas, esta sugestão viria complementar o trabalho que já está sendo realizado, visando sempre à formação de nossos jovens”, explicou Ana Genezini.

Como exemplo a vereadora citou o bem sucedido “Francoral”, coral formado por alunos da Escola Municipal André Franco Montoro, que inclusive já foi objeto de aplausos na Câmara Municipal. “Temos ótimos exemplos na cidade o Nota na Goela das Oficinas Culturais e o Francoral que a cada dia recebe mais adeptos. Precisamos estender boas iniciativas para outras escolas”, sugeriu.

Programa de Obesidade

Pela terceira vez desde 2009, a vereadora Ana Genezini reiterou a importância da realização do “Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes em Vinhedo”. O objetivo do programa, segundo a vereadora, é a “promoção de ações e serviços destinados a prevenir e controlar a ocorrência de sobrecarga ponderal em crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos”.

Entre as atividades propostas na minuta estão ações educativas sobre as causas e consequências da obesidade; realização de exame biométrico; reorganização no cardápio das refeições a serem servidas às crianças e adolescentes - elaborado por nutricionista em conjunto com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar; fomento à prática de exercícios físicos adequados a cada faixa etária; matérias sobre a importância da alimentação equilibrada; entre outras que tenham o objetivo de alertar sobre o problema.

O programa também traz em seu conjunto de ações a premissa de atendimento clínico multiprofissional em vigilância nutricional individualizado às crianças ou adolescentes com sobrepeso ponderal; realização de avaliação antropométrica e nutricional capaz de auxiliar o diagnóstico e elaboração de exercícios físicos destinados às crianças e adolescentes através da Secretaria de Esportes.

Nos cardápios de restaurantes, lanchonetes, "fast-foods" e outros estabelecimentos instalados no município o projeto também estipula a obrigatoriedade de trazer informações sobre a quantidade média de calorias de cada porção servida.

De acordo com a justificativa do projeto, “a obesidade infantil, que já é considerada um caso de calamidade nos Estados Unidos, está se tornando um problema igualmente grave e preocupante para a classe médica brasileira. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), 15% das crianças e adolescentes do país estão acima do peso ideal, constatação inquietante para os profissionais de saúde”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento