Municipalização da Casa da Agricultura é tema de discussão na Secretaria do Estado



Na tarde dessa quinta-feira, 30, a vereadora Ana Genezini (PTB) e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, Milton Pinhata, visitaram a secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento para obter informações sobre as possibilidades de municipalização da Casa da Agricultura sediada na cidade. Eles foram recebidos pelo secretário adjunto de Agricultura, Alberto José Macedo Filho, que apresentou os requisitos para o estabelecimento de futuras parcerias do município com o Estado.

Na reunião, Milton Pinhata apresentou ao secretário adjunto as atuais condições da Casa da Agricultura sob a responsabilidade do Estado, localizada na Vila Planalto. O prédio atualmente está desativado, e precisa passar por uma série de reformas para poder voltar a atender os produtores rurais, para, a partir disso, a municipalidade poder firmar parcerias com a secretaria de Agricultura do Estado. O objetivo primário das autoridades vinhedenses é conseguir junto ao Estado um termo de concessão de uso da Casa da Agricultura, e tal pedido será encaminhado ainda nesses dias pela secretaria municipal e assinado pelo prefeito Milton Serafim. “Para firmar qualquer tipo de parceria com a secretaria estadual de Agricultura hoje, é preciso que haja uma Casa de Agricultura ativa no município, por isso, nosso objetivo inicial é obter a concessão, para trabalhar na reforma do prédio e reativa-lo”, esclareceu Milton Pinhata.

Ana Genezini e o secretário municipal ainda apresentaram um breve histórico da atual produção agrícola vinhedense, hoje o município conta com 19 famílias produtoras cadastradas e outras 10 que estão na fila para o registro. A produção vai muito além da uva, suco e vinho, atualmente o cultivo de hortaliças como alface e tomate e de outras frutas, como por exemplo, a goiaba, é comum no município. Uma prova disso é a parceria firmada entre a Prefeitura e os produtores para utilização das hortaliças produzidas na cidade na merenda escolar das unidades de ensino da rede municipal.

Junto ao pedido por concessão de uso da Casa da Agricultura, a municipalidade também encaminhará à secretaria estadual todo o levantamento da produção agrícola vinhedense, desde a variedade de produtos e sua quantidade, até o número de famílias produtoras e áreas utilizadas para o cultivo. Esse levantamento é fundamental para que o Estado conheça a capacidade produtora de Vinhedo e com isso possa mandar recursos para manutenção e ampliação do setor. De acordo com o secretário adjunto Alberto José Macedo Filho, “está no plano de governo do Estado estabelecer parcerias com os municípios para que cada administração local ajude no incentivo a produção agrícola interna, os produtos podem ser utilizados para confecção de merendas em escolas estaduais e até de penitenciárias”.

Com a apresentação do plano municipal para desenvolvimento da agricultura local, e com a concessão da Casa da Agricultura, o próximo passo realizado pela administração pública seria incluir o município no SEIAA – Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento - , programa que oferece assistência técnica e assessoria aos produtores municipais desde a preparação do solo até a venda a mercados ou ao consumidor final.

“O primeiro passo para a modernização e ampliação da agricultura vinhedense foi dado, agora esperamos que, com os ofícios devidamente encaminhados à secretaria do Estado, o município possa ter autonomia para incentivar a produção agrícola; esse é um trabalho imediato, que esperamos ter respostas o mais breve possível”, destacou Ana Genezini.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo