Ana Genezini pede informações à Secretaria de Educação sobre projetos e ações para 2011


Durante seu pronunciamento na fase da explicação pessoal na sessão de terça-feira, 23, a vereadora Ana Genezini (PTB) utilizou parte de seu tempo para falar sobre algumas mudanças e ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Educação. As informações foram fornecidas à vereadora em resposta a e-mail endereçado ao secretário e, segundo ela, demonstram que o órgão está empenhado em resolver algumas pendências no município, como a falta de vagas em creches.
Entre as ações comentadas pela vereadora está o edital de chamamento, publicado há duas semanas para propiciar cerca de 200 novas vagas em escolas particulares, que receberão os alunos por meio de convênio até que os novos prédios estejam em funcionamento.
Segundo a resposta do secretário Jaime Cuz, para 2011, está prevista a construção de dois novos prédios nos CEIs Visconde Sabugosa (Jd. Von Zuben), Pequeno Polegar (Vila João XXIII), que somados totalizarão um acréscimo de mais de 200 vagas; construção de nova creche no terreno do SESI possibilitando 95 vagas, ampliação da CEI Turma da Mônica (Jd. São Thomé) para 80 novas vagas e a construção de um complexo escolar compreendendo nova creche e escola, local que deverá criar a maior parte das novas vagas. Somados, os investimentos na área educacional previstas para o ano que vem, totalizam R$ 11 milhões.
Outro item discutido por Ana Genezini diz respeito aos estudos que estão sendo elaborados para revisão da Lei Complementar nº 04/1998, o que na prática possibilitará avanços na política de cargos e salários dos profissionais da área de educação, incluindo-se a jornada de trabalho dos monitores das escolas que passariam de oito para seis horas diárias, demandando a contratação de mais 95 monitores, por meio de novo concurso público. “A minuta já esta pronta e agora será encaminhada a Comissão dos Monitores e Sindicato dos Servidores Municipais para apreciação. Gostaríamos de participar de todas essas reuniões, antes que o projeto chegue a casa, então é importante que o Legislativo esteja acompanhando todo esse debate e não somente participe da sua votação. Trata-se de um projeto muito importante para a educação da nossa cidade”, destacou a vereadora.

Plano Municipal de Educação 2011-2020
Além destas melhorias, o secretário ressaltou a execução do Plano Municipal de Educação – Vinhedo 2011 a 2020, já em andamento que ao seu término deverá apontar as diretrizes educacionais a serem seguidas até 2020 para que, independente da troca de administração, o trabalho tenha continuidade, objetivando melhorias contínuas para o segmento. “Não podemos esquecer que no período entre 2005 a 2008 nenhuma creche foi construída, ocorrendo apenas à colocação de mais crianças nas unidades, gerando superlotação e uma lista de espera para 2009 de 207 crianças”, explicou a vereadora.
Ana Genezini fez questão de ressaltar também alguns dos avanços realizados de 2009 para cá, como a reformulação dos Centros: Tia Anastácia, Saci e Cuca, entrega em dezembro das reformas dos Cei’s: Branca de Neve, Narizinho, Pequeno Polegar e Emília, bem como o andamento das obras nas unidades Pica-Pau, Dom Mathias, Cláudio Gomes, Abel Maria Torres, Chapeuzinho Vermelho, André Franco Montoro e Maria de Lourdes Ricci Von Zuben. “Isso sem falar na construção de mais salas na Maria de Lourdes e Magdalena Lébeis, reforma das quadras esportivas, autogestão da merenda escolar, inclusão de tênis no uniforme escolar, implantação de inglês no currículo para crianças a partir dos 3 anos, entre outras ações”.
Por uma questão de tempo, Ana Genezini disse que retomará o assunto na próxima sessão, trazendo a público, outras novidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo