Rubens Nunes e Ana Genezini acompanham atendimento das novas unidades de saúde da região da Capela
Recentemente a região da Capela ganhou duas novas unidades de saúde para atender sua população, foram elas o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), situado ao lado da Policlínica, e a UBS 1º de Maio, localizada no Jardim Von Zuben. Durante a semana, o vereador e relator da comissão de saúde da Câmara, Rubens Nunes (PR), e a vereadora Ana Genezini (PTB) visitaram essas novas unidades de saúde para conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado e acompanhar o atendimento à população. A secretária de Saúde, Nádia Capovilla, e a diretora da pasta, Regina Ligo, estiveram com os parlamentares durante as visitas.
No CASM, que foi inaugurado em outubro do ano passado, as autoridades foram recebidas pela Dra. Cristiane de Oliveira, ginecologista obstetrícia da casa. A unidade, apesar da nova, já adquiriu um grande número de usuários, chegando a atender 640 consultas por mês. Como destacou a Dra. Cristiane, o CASM realiza um trabalho humanizado, que se preocupa em atender todas as pessoas que buscam o serviço da unidade, mesmo que não tenham hora marcada. Com isso, a média de atendimentos diários contando consultas marcadas, atendimento imediato e trabalhos dos grupos de apoio, é de 150 pacientes. “Essa forma de atendimento que não exclui os pacientes sem hora marcada é um modelo que queremos que se torne referência dentre os postos de saúde de Vinhedo; além do CASM, a UBS 1º de Maio também já se adaptou a essa nova forma de trabalho”, destacou Nádia Capovilla.
Os grupos de apoio organizados pela unidade também são uns dos diferenciais do CASM. Hoje o espaço oferece grupos de discussão sobre a menopausa, exames de papanicolau, DST, gestantes e estão formando turmas de adolescentes. Esses grupos são uma forma de orientar e conscientizar a população feminina sobre doenças que podem ser prevenidas com exames regulares, a importância do sexo seguro, de se realizar exames de pré-natal etc. Esse serviço de conscientização realizado pela equipe do CASM vai além das paredes da unidade de saúde, a equipe realiza palestras em escolas a fim de orientar os jovens. Atualmente a taxa de gravidez em adolescentes no município teve uma queda significativa.
“O trabalho realizado no CASM supera todas as expectativas, a equipe oferece desde um atendimento de qualidade em suas consultas, como também orienta a população prevenindo futuros problemas, contribuindo assim para um melhor fluxo de atendimento na unidade”. Enfatizou Rubens Nunes, autor da indicação nº 0649/2009 que propôs ao Poder Executivo a construção do CASM.
O CASM funciona das 07h00 às 20h00 e conta com cinco ginecologistas, uma ultrassonografista e uma nutricionista. Para atender as pacientes que não podem ir à unidade durante o horário normal de funcionamento, a equipe realiza mutirões mensais de atendimento, como o mutirão de coleta de exames de papanicolau.
Na Unidade Básica de Saúde 1º de Maio, por sua vez, as autoridades foram recepcionadas pela enfermeira Luciana Roberta Gonçalves. Inaugurada em dezembro de 2011, a UBS funciona das 07h00 às 19h45, oferecendo clínico geral das 07h00 às 16h30, pediatra das 07h00 às 14h00, dentista das 07h30 às 16h00, ginecologia e obstetrícia das 08h00 às 10h00 e nutricionistas às quintas-feiras das 14h00 às 20h00.
“Através das indicações e solicitações dos vereadores, reiteradas sempre que necessárias, o Poder Executivo tem trabalhado para criar novas melhorias para a população. O CASM e a UBS 1º de Maio são um exemplo dessa parceria entre os poderes”, concluíram Rubens Nunes e Ana Genezini.
Comentários
Postar um comentário