Procon Digital é pedido de Ana Genezini

A vereadora Ana Genezini (PTB) reiterou nesta terça-feira, 19, uma Indicação ao Executivo, para criação do “Procon Digital”, site com a mesma finalidade do Órgão de Proteção ao Consumidor para registros de queixas e reclamações dos consumidores que se sentirem lesados entre relações de consumo.
De acordo com a justificativa da indicação, a vantagem do site é reduzir o número de atendimentos pessoais realizados diariamente pelo órgão, facilitando a vida de municípes. “Muitas vezes as pessoas deixam de registrar sua queixa porque não têm tempo livre de ir ao órgão. Com o Procon Digital basta que o usuário tenha acesso à Internet, com isso diminui-se filas e o tempo de espera das pessoas que preferem ir pessoalmente ao prédio do órgão de defesa do consumidor”, explicou a vereadora.
Ana Genezini ainda citou como exemplo a cidade de Campinas, primeiro órgão do Brasil a implantar um sistema virtual de registro de reclamações. Segundo ela, o trâmite é bem simples, iniciando com um cadastro prévio no site, para liberação de senha. Após a liberação é possível realizar todas as operações via internet. Documentos comprobatórios como contratos, recibos, notas fiscais, dentre outros, deverão ser digitalizados pelo consumidor e anexados ao e-mail para serem juntados ao processo. “Assim que a reclamação é finalizada a empresa reclamada recebe notificação para apresentar a proposta de solução amigável. A empresa também pode acessar o sistema para encaminhar respostas. É muito mais ágil”, lembrou a vereadora.
Para Ana Genezini a ideia será de grande utilidade para o município. “O Prefeito Milton Serafim vem realizando investimentos no avanço tecnológico e já disponibilizou a abertura de empresas e expedição de alvará de funcionamento pela internet, tudo para garantir qualidade e agilidade nos serviços públicos. A ideia do Procon Digital deve ser avaliada como mais uma ferramenta dentro do projeto SIM - Soluções Integradas Municipais, visando complementar as melhorias na área das novas tecnologias”, reforçou Ana Genezini.
Comentários
Postar um comentário