“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini


A partir desta semana, Vinhedo começa a contar com o programa de coleta de óleo vegetal, realizado pela Prefeitura em parceria com empresa especializada em reciclagem de óleo de cozinha. O anúncio foi feito pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cassio Capovilla, nesta semana na Câmara Municipal.
A vereadora Ana Genezini (PTB) comemorou a nova informação já que há três anos solicita normas para a destinação dos resíduos de óleos comestíveis oriundos de residências e comércios do município de Vinhedo.
A novidade evitará a tradicional prática entre as donas de casa: o despejo do produto no ralo da cozinha ou no quintal da residência, uma vez que, não sendo biodegradável, causa entupimento das tubulações, contamina o lençol freático e acaba poluindo rios e lagos.
De acordo com o cronograma da secretaria, estão previstos nesta etapa inicial do projeto a instalação de cerca de 15 ecopontos - locais que receberão os recipientes para armazenar o óleo - entre estabelecimentos comerciais, escolas e repartições públicas. “Agradeço imensamente ao secretário por ter colocado em prática esse importante projeto ambiental, que irá garantir a saúde do meio ambiente”, destacou a vereadora.
Dados levantados pelo Ministério do Meio Ambiente alertam para o prejuízo do despejo inconsciente. Além de encarecer o tratamento de resíduos em até 45%, um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, volume suficiente para o consumo de uma pessoa durante 14 anos.
A Câmara Municipal de Vinhedo será um dos ecopontos oficiais espalhados na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento