Ana Genezini volta a sugerir instalação de câmeras de monitoramento em órgãos municipais


A vereadora Ana Genezini reapresentou ao Poder Executivo na última sessão da Câmara Municipal, 22, minuta de projeto de lei que visa a instalação sistema de monitoramento através de câmeras nos órgãos públicos municipais. Segundo o projeto, as câmeras seriam instaladas em Escolas, CEIS, Unidades de Saúde, Secretarias e demais órgãos do município, para coibir atos de vandalismo, como pichação, furtos e demais problemas relacionados.
Segundo a parlamentar, as câmeras são instrumentos eficazes tanto para o combate como para a prevenção da criminalidade, pois, além de intimidar potenciais infratores, constitui recurso valioso em processos investigativos e na captura de infratores.
Ainda de acordo com a proposta, um aviso será anexado em local visível a fim de informar à população que o ambiente é monitorado. “As câmeras instaladas dentro e fora dos edifícios garantirão mais segurança aos moradores de Vinhedo que utilizam constantemente tais serviços”, explicou a vereadora que insiste na proposta desde 2008.
O texto traz ainda normas para que as imagens captadas estejam seguras e sob responsabilidade do Governo Municipal que, caso necessário, poderá fornecê-las a terceiros por decisão judicial. Da mesma maneira que a minuta garante a privacidade em ambientes fechados como banheiros e vestiários, que não poderão ser dotados de câmeras.
Pichação
O vandalismo que consiste na pintura indevida de prédios públicos e privados, denominado pichação, foi alvo de criticas durante a última sessão do Legislativo. Ana Genezini também apresentou minuta de projeto para o combate desta prática ainda em 2008, como forma de contribuir para eliminação do problema em Vinhedo. Segundo o projeto, está prevista aplicação de multa aos maiores de idade que forem considerados responsáveis pelo delito e no caso de menores de 18 anos, os pais deverão ser contatados para responder legalmente pela infração.
Além de sanções a propositura inclui também o “Disque-Pichação”, canal direto e anônimo entre população e a Guarda Municipal para receber denúncias de atos contra o patrimônio público e privado.
A proposta ainda traz a possibilidade de realizar mutirões para remoção de pichações; viabilização de espaço para jovens se expressarem artisticamente e a realização de programas educacionais para conscientização acerca da preservação do patrimônio público. “Ainda mais importante, é a previsão de um processo de educação de nossos jovens para que entendam o quão prejudicial essa atividade é para a comunidade como um todo” completou a vereadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo