“Coleta de Óleo de Cozinha já é realidade em Vinhedo”, comemora Ana Genezini
A partir desta semana, Vinhedo começa a contar com o programa de coleta de óleo vegetal, realizado pela Prefeitura em parceria com empresa especializada em reciclagem de óleo de cozinha. O anúncio foi feito pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cassio Capovilla, nesta semana na Câmara Municipal.
A vereadora Ana Genezini (PTB) comemorou a nova informação já que há três anos solicita normas para a destinação dos resíduos de óleos comestíveis oriundos de residências e comércios do município de Vinhedo.
A novidade evitará a tradicional prática entre as donas de casa: o despejo do produto no ralo da cozinha ou no quintal da residência, uma vez que, não sendo biodegradável, causa entupimento das tubulações, contamina o lençol freático e acaba poluindo rios e lagos.
De acordo com o cronograma da secretaria, estão previstos nesta etapa inicial do projeto a instalação de cerca de 15 ecopontos - locais que receberão os recipientes para armazenar o óleo - entre estabelecimentos comerciais, escolas e repartições públicas. “Agradeço imensamente ao secretário por ter colocado em prática esse importante projeto ambiental, que irá garantir a saúde do meio ambiente”, destacou a vereadora.
Dados levantados pelo Ministério do Meio Ambiente alertam para o prejuízo do despejo inconsciente. Além de encarecer o tratamento de resíduos em até 45%, um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, volume suficiente para o consumo de uma pessoa durante 14 anos.
A Câmara Municipal de Vinhedo será um dos ecopontos oficiais espalhados na cidade.
Comentários
Postar um comentário