Ana Genezini visita Secretaria da Educação para debater funcionamento da EJA


A vereadora Ana Genezini (PTB) se reuniu nessa sexta-feira, 20, com o vice-prefeito e Secretário de Educação Jaime Cruz e com a coordenadora pedagógica da EJA Aparecida Gloreti Soares Pedro, para acompanhar o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos que passará a contemplar ainda mais cidadãos vinhedenses, já que a Secretaria de Educação abriu novas inscrições para candidatos que estão fora da escola e desejam retomar os estudos.
O período para se inscrever vai do dia 23 de maio até 10 de junho. De acordo com a resolução SE – 16, de 21 de Março 2011, a idade mínima para a inscrição ao ensino fundamental é de 15 anos completos, enquanto que para o ensino médio, em atendimento a Deliberação CEE Nº 82/2009, a idade mínima para inscrição é de 18 anos completos.
A abertura de novas turmas da EJA é um pedido antigo da vereadora, atualmente o projeto atende 722 alunos em suas duas unidades de aula, a E.M Franco Montoro, que conta com 11 salas, e a escola Integração, que disponibiliza 14 salas para a Educação de Jovens e Adultos. Como explicou Gloreti, a abertura de novas turmas seguirá um cronograma, em um primeiro momento serão feitas as inscrições de novos candidatos, depois a rematrícula dos alunos antigos e, por fim, a matrícula oficial dos novos alunos, onde então conheceremos a demanda para a abertura de novas salas de aula.
Gloreti ressaltou que a divulgação dos prazos da inscrição será feita por meio de informativos nas contas de água dos contribuintes, para garantir mais visibilidade aos interessados sobre o período de inscrição. “A EJA é uma grande oportunidade de progressão aos vinhedenses que não tiveram chance de estudar. O município dispõe de uma ótima estrutura para atender esse segmento e tem procurado dar aos estudantes uma atenção toda especial, principalmente no momento da formatura, fazendo com que seja para eles uma data histórica e feliz pela conquista de seu diploma”, opinou Ana Genezini que no mês de março reivindicou a ampliação das turmas nas escolas municipais Integração (região central) e André Franco Montoro (região Capela).
O secretário Jaime Cruz enfatizou que algumas salas destinadas a EJA havendo necessidade serão ampliadas para que atenda a nova demanda com maior conforto. “É muito importante fazer esse acompanhamento que a vereadora Ana Genezini tem feito, atitudes como essa nos ajudam a aprimorar nosso trabalho e buscar novos meios de atender toda população vinhedense no que diz respeito à educação”, complementou o vice-prefeito e secretário da Educação.

Educação de Jovens e Adultos no CAPS
A EJA também promove aulas diárias no CAPS – Centro de Atenção Psico-Social – para 14 alunos, sendo 11 alunos pacientes do CAPS e 03 alunos membros da comunidade. Ana Genezini, Jaime Cruz e Aparecida Gloreti visitaram o local para acompanhar uma aula. A ideia é que futuramente as aulas no CAPS sejam ampliadas, para promover a integração social.
Os alunos do CAPS passam o dia todo no local. Os estudantes também realizam atividades extraclasses como o cultivo de horta com verduras e legumes diversos, que são consumidas no próprio local e também vendidas a visitantes que se interessam em colaborar com o trabalho realizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento