Pais e alunos do São Joaquim experimentam trocar de escola por um dia


Com o objetivo de solucionar o impasse da classe multisseriada da escola municipal e centro de educação infantil localizada no bairro São Joaquim, a Comissão de Educação composta pelos integrantes Márcio Melle (PSB) e Cidinho Fróis (PTB) e com a participação dos vereadores Donizete Lopes e Ana Genezini (ambos PTB) acompanharam na quinta-feira, 24, a visita realizada entre professores, pais e alunos às escolas que possivelmente poderão receber os novos estudantes.
Segundo o diretor da Secretaria de Educação, Rogério Levy, a visita foi apenas uma experiência para avaliar se a transferência dos alunos é possível, já que a decisão final será dos pais. “Essa proposta é para vocês conhecerem as escolas e ver como será a dinâmica cotidiana. Se após a visita acharem que não vale à pena, a gente volta a conversar para ver qual a melhor solução”, disse o diretor aos pais.
A visita teve início às 6h30 com a chegada dos alunos a CEI Dona Benta e E.M. Rural Fazenda São Joaquim para pegar o transporte cedido pela prefeitura levando os alunos até as escolas que possivelmente receberão os estudantes, uma vez que, se a mudança ficará acordada essa será a dinâmica dos pais e alunos. Os dois ônibus responsáveis pelo trajeto de ida e volta, contam com monitores para assegurar a segurança de todos.
Para o presidente da comissão de Educação, Márcio Melle, é necessário encontrar uma saída que seja boa para o município e pais, já que a escola está funcionando com muito pouco aluno. “Não podemos deixar uma classe funcionando com 6 alunos. Na semana passada faltaram três. É necessário ter bom-senso”, afirmou o presidente.
Sete pais e quinze alunos do Ensino Fundamental, estudantes da E.M. São Joaquim foram levados a conhecer as estruturas da E.M. Antonia do Canto Cordeiro e Silva – Jardim Brasil, que conta com 280 alunos divididos em dois turnos. No local, foram recepcionados pela diretoria e funcionários que os levaram a fazer um tour pela escola, incluindo o novo parquinho, salas de aula e demais dependências, encerrando as atividades com um lanche matinal.
Dos 12 alunos integrantes da CEI Dona Benta, oito fizeram a visita com o acompanhamento de quatro pais até a CEI Pica-Pau, Jardim Alba. No local foram recepcionados pela diretora Maria Elizabeth Annes Apollaro que conduziu o tour até o final, apresentando os profissionais que atuam na escola, estrutura física e as salas adaptadas para pessoas com deficiência. “Eu gostei do que vi até agora e acho que vai melhorar o aprendizado porque meu filho vai conhecer mais crianças, amplia o horizonte do aluno”, afirmou Silvana Melato, mãe do Luís Ricardo.
A mesma opinião foi partilhada por Patrícia Gonçalves mãe da Nicole que disse ser difícil no começo, pois se trata de mudança, “mas a escola é muito boa e têm mais crianças para brincar. O duro é que eles vão ter que acordar mais cedo acho que esse é o único problema”.
Para os vereadores do PTB, Cidinho, Ana e Donizete, a prefeitura está com boa vontade em resolver o problema e isso é o principal. “Os ajustes virão com o tempo. O primordial é que o aprendizado dos alunos e a rotina dos pais seja alterada da menor forma possível, ao mesmo tempo em que se possibilite a inclusão pedagogia e social dessas crianças que terão a oportunidade de se relacionarem e viverem novas experiências ”, reforçaram.

Entenda o Caso
Com 6 alunos no primeiro ano, 9 no segundo e mais 9 no terceiro, a escola sediada no bairro São Joaquim trabalhava com todos esses alunos na mesma sala, para diluir despesas. Para os vereadores, o grande problema dessa união é o aspecto didático: os conteúdos ministrados para o primeiro ano são primários, diferente do terceiro ano, que já recebe conteúdos mais avançados. A solução que está em discussão neste momento é a possibilidade de remanejar estes alunos para outras unidades da rede municipal com a garantia do transporte pago pela Prefeitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo