Vereadores Ana e Júnior reivindicam novo sistema de armazenamento de lixo para o município


Uma proposta dos vereadores Júnior Vendemiatti (PPS) e Ana Genezini (PTB) pretende modernizar a coleta e o armazenamento de lixo no município, sobretudo, em locais com grande circulação de pessoas, como a região central, praças e bairros populosos. A ideia inicial veio da cidade de Valinhos, onde os cestos foram trocados por contêiners, evitando o acúmulo de lixo nas calçadas, como acontece em Vinhedo.
Em visita ao anel central do município vizinho os vereadores observaram que a cada 100 metros de distância havia um contêiner, cedido e gerenciado pela empresa responsável pela limpeza das vias públicas, tornando as ruas livres de lixo e sem sujeira. “Acreditamos que essa ideia pode ser utilizada pela empresa responsável em Vinhedo e, mais que isso, aprimorada para que haja diferenciação na natureza do lixo coletado”, informaram os vereadores.
Além do benefício do visual de limpeza, esses recipientes possibilitam que toda a coleta seja feita de forma mecânica, ou seja, sem o contato manual dos garis. “Os garis só teriam que prender o contêiner ao caminhão que despejaria seu conteúdo automaticamente, facilitando o trabalho dessas pessoas”, explicam.
Para tanto, os vereadores sugerem que a cada ponto seja colocado dois contêiner com cores distintas, sendo um destinado ao lixo orgânico, cujo conteúdo deverá estar acondicionado em sacos de sanito, e outro somente para receber os materiais recicláveis.
Atualmente não é difícil visualizar materiais recicláveis em esquinas e canteiros centrais da avenida, como entre as ruas: Santos Dumont, Humberto Pescarini, João Corazzari e Avenida Dois de Abril. Já o lixo orgânico é recolhido diariamente por meio de carriolas e despejado atrás do estacionamento do Teatro Municipal, próximo a escada que liga o bairro Jardim Nova Canudos e o Centro de Vinhedo. “A maneira que é feita a coleta em Vinhedo atualmente é inadímissivel para uma cidade como a nossa que preza tanto a limpeza, o visual e o meio ambiente. É necessário que haja uma mudança urgente; e é isso que iremos cobrar da empresa responsável e levar ao conhecimento do secretário responsável e do prefeito”, justificaram Ana Genezini e Júnior Vendemiatti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conselho de Usuários da TIM Região Sudeste

Vereadora Ana Genezini comenta falta de planejamento para o trânsito de Vinhedo

Ana Genezini propõe que empresas de caçambas de entulho utilizem tampa apropriada no compartimento